Um livro para os futuros guardiões do Planeta

Artista plástica e colunista ambiental capixaba, Isabela Castello oferece reflexões propositivas para público infantojuvenil sobre os rumos que a humanidade deve tomar no mundo pós-Covid

 

Foto: Divulgação/Isabela Castello

Muito ainda haverá de ser dito sobre a pandemia do Coronavírus e os impactos para a população mundial. Passado o período crítico e com expansão da cobertura vacinal, permanece a indagação: o que a humanidade aprendeu com este inimigo invisível? No livro Corina e Corona: aprendizados da pandemia, a autora capixaba Isabela Castello dialoga sobre o tema com um público específico: adolescentes e jovens.

A narrativa permeia a relação entre as duas personagens que dão título à obra:  Corina, uma menina que perdeu a avó amada e admirada para a Covid-19, e Corona, o vírus personificado. Esse encontro é estabelecido quando, reclusa em seu quarto, triste ao lembrar da avó, a protagonista mergulha em um sonho. Na forma de diálogos, eles conversam não apenas sobre luto, mas sobre o descaso dos governantes e da população em torno das questões ambientais, sociais, de saúde, educação e cultura.

 

 É o que o Harari já falava antes mesmo da pandemia.
Essas soluções precisam ser globais.
Não dá mais para pensar apenas em si mesmo ou no seu país.
Para conter uma pandemia dessas, é preciso incluir todos.
E essa inclusão passa, necessariamente, pela redução da desigualdade econômica global.
(Corina e Corona, p. 40)

 

Artista plástica, designer e colunista ambiental, a autora também incorpora aos diálogos outros personagens emprestados de clássicos da literatura, como os animais de A Revolução dos Bichos e A Fazenda dos Animais, de George Orwell. O cenário de Alice no País das Maravilhas, e o Palácio Garnier, de O Fantasma da Ópera, também ajudam a enriquecer o enredo construído sob uma perspectiva bucólica.

Carregado de propósito, Corina e Corona atualiza e contextualiza a pauta da pandemia para o leitor infanto juvenil – e vai além deste público – para frisar a necessidade de as gerações atuais e futuras reverem suas atitudes com vistas a um amanhã melhor para todos. Parece que ao retomarmos nossas rotinas, no pós-pandemia, muitos dos aprendizados foram esquecidos. Estamos voltando ao mesmo padrão de consumo e estilo de vida de antes da pandemia. Precisamos urgentemente rever isso”, destaca Isabela.

A obra também presta uma homenagem a Judith Leão Castello Ribeiro, primeira mulher no Brasil a participar de uma eleição e a primeira deputada estadual do Espírito Santo. Tia-avó da autora, Judith era professora, escritora e foi a primeira presidente da Academia Feminina de Letras do Estado capixaba.

 

Foto: Divulgação/Isabela Castello

Ficha Técnica
Título: A Corina e o Corona

Autora: Isabela Castello
Páginas: 94
ISBN: 978-65-86358-38-4
Formato: 15cm x 21cm
Preço: R$ 51,90
Link de venda: AmericanasShoptime

 

Foto: Divulgação/Isabela Castello

11

Sobre a autora: O livro A Corina e o Corona marca a estreia de Isabela Castello na literatura com o intuito de promover a reflexão sobre os aprendizados que a pandemia proporcionou para a humanidade. Um livro para os adolescentes e jovens, futuros guardiões do planeta Terra. Formada em Administração Empresarial, com graduação, MBA e Mestrado na área de Gestão Empresarial. É designer e artista plástica. Sua criatividade sempre foi canalizada para as artes visuais, criando quadros, esculturas e móveis.

Redes sociais: Instagram

 

 

 

Por LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *