COB inaugura exposição de itens históricos de Tóquio 2020 com a presença de Rebeca Andrade

Mostra celebra melhor participação brasileira na história olímpica

 

Foto: Luciano Faria/COB

A sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, teve uma manhã dourada nesta quinta-feira, dia 4. Rebeca Andrade, campeã olímpica e mundial de ginástica artística, foi a convidada de honra do lançamento da exposição de itens históricos usados pelos atletas brasileiros na histórica participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A ginasta, que foi recebida pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, e pela diretora de Comunicação e Marketing da entidade, Manoela Penna, vibrou ao ver exposto um de seus collants usados em Tóquio. O uniforme trouxe boas recordações para Rebeca.

 

“Esse foi um dos primeiros collants que usei em Tóquio. Tenho um carinho muito grande por ele, que me faz lembrar que tudo valeu a pena. Escolhi doar esse collant porque tem a bandeira do Brasil, representa bastante o nosso país, tudo que eu vivo e acredito. Estou muito orgulhosa por tudo que eu fiz e por estar trazendo essa felicidade para as pessoas que gostam e torcem de mim”, afirmou Rebeca, ressaltando a importância da valorização da memória olímpica no país. “É muito importante essa valorização do meu trabalho. É um orgulho enorme ter um objeto meu aqui guardado com tanto carinho. Por mim, pela minha equipe e pelo o meu país”, completou a ginasta.

 

Foto: Luciano Faria/COB

Além das conquistas da ginasta, momentos marcantes da melhor participação brasileira na história olímpica estão sendo relembrados com a exposição. O país voltou de Tóquio com 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze e muita história para contar. O acervo da mostra traz itens como um pedaço da prancha quebrada de Ítalo Ferreira da final olímpica do surf; a touca e os óculos do nadador Bruno Fratus na final dos 50m livre; o boné da skatista pratetada Rayssa Leal; o número do barco campeão olímpico de Isaquias Queiroz; além de bolas de tênis e vôlei assinadas pelas medalhistas brasileiras nos Jogos. 

 

Foto: Luciano Faria/COB

“A presença da Rebeca na abertura desta exposição em nossa sede é um presente. Essa iniciativa do COB, através da área de Cultura e Valores Olímpicos, é inédita. Trazer os objetos dos atletas que atuaram nos últimos Jogos Olímpicos é muito gratificante e mais do que justo por tudo o que eles conquistaram em Tóquio. A conservação da memória do esporte nacional é uma das principais missões do Comitê Olímpico do Brasil”, afirmou o presidente Paulo Wanderley. 

 

Além do material de atletas brasileiros, a mostra também expõe a Tocha Olímpica de Tóquio e outros 25 itens do acervo de memorabilia do COB, como mascotes, pins e medalhas relativos aos Jogos de Tóquio. São objetos licenciados dos Jogos Olímpicos que refletem tradições do Movimento Olímpico e a cultura do Japão (como o Daruma, o Manekineko, leques), e o contexto em que foram realizados os Jogos, com as máscaras de proteção contra a Covid-19. 

Foto: Luciano Faria/COB

O COB possui um acervo de mais de oito mil peças, entre tochas, medalhas, mascotes e outros objetos de memorabilia olímpica. O COB realiza pontualmente exposições como essa, assim como no âmbito virtual. No ano passado foi aberta a galeria do Centenário Olímpico no eMuseu do Esporte, e ainda em 2021 haverá uma outra sobre a participação do Brasil em Tóquio.

 

Foto: Luciano Faria/COB

 

 

“A exposição que inauguramos hoje é uma pequena demonstração desse rico acervo do COB. Com ele, queremos retratar toda a construção da história olímpica do nosso país”, destacou Manoela Penna.

 

A mostra ficará em exibição na sede do COB e em dezembro será levada para Aracaju, onde acontecerá o Prêmio Brasil Olímpico, no dia 7.

 

Por Comitê Olímpico do Brasil

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *