Festival Internacional de Curtas traz Filmes de 46 países e alguns produzidos na quarentena

Filmes selecionados e premiados nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, IDFA-Amsterdã, Nova York, San Sebastián, Toulouse, Cartagena de Índias, Clermont-Ferrand e Tampere

 

Quarentena na Laje
Foto Divulgação

A 31ª edição do Festival Internacional de Curtas MetragensCurta Kinoforum abre na próxima quarta, 20, e vai até 30 de agosto em edição totalmente virtual e gratuita. Neste ano o evento apresenta um total de 212 filmes de 46 países de 5 continentes, promovendo uma verdadeira “Volta ao Mundo”, além de curtas produzidos durante a quarentena (Covid-19). 

Na programação do Festival, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato no mundo, tem filmes selecionados e premiados nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, entre outros. Já os títulos nacionais trazem representantes de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal.

 

 Retrospectiva reúne curtas clássicos de Jorge Furtado, Anna Muylaert, Tata Amaral, Beto Brant, Carla Camurati, Laís Bodanzky, Cao Hambuerger e Eliana Fonseca

 

Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, a programação do festival é dividida na Mostra Limite, com curtas realizados em todos os cantos do mundo sob prismas únicos, Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil, Programas Especiais e Atividades Paralelas. No elenco dos filmes nacionais e internacionais estão atores e atrizes de renome como Matt Dilon (ator indicado ao Oscar), Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer (em “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo), Gilda Nomacce, Flávio Bauraqui (em “Lugar Comum”, de Gabriel Amaral), entre outros. 

 

No júri da competição brasileira estão a atriz Camila Pitanga e os cineastas Kleber Mendonça Filho e Susanna Lira

 

O evento ainda promove o “A Cidade é Uma Tela” – que projetará durante todos os dias do festival, às 19h, na fachada de um prédio do bairro paulistano Vila Buarque, os curtas do programa Experimenta.  Já o programa “Novas Áfricas“, que tem curadoria de Claire Diao, considerada como uma das mais importantes especialistas na cinematografia contemporânea da África e da diáspora africana, traz 13 obras, realizadas de 2017 a 2019 em países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia.

 

Obras são assinadas por cineastas como Ivan Cardoso, Daniela Thomas, Cláudia Priscilla, Roberto Berliner, Davi Pretto e Ricardo Alves Jr., entre outros

 

Os filmes, as lives e demais atividades virtuais do Festival de Curtas são acessíveis através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast).  Poderão ser assistidas em qualquer parte do Brasil e em qualquer formato.

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

 

Serviço:

31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

CURTA KINOFORUM ONLINE

de 20 a 30 de agosto de 2020

Acesso gratuito à programação: kinoforum.org.br ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast) 

Lei de Incentivo à Cultura

ProAC ICMS

patrocínio: Sabesp e Ericsson

realização: Associação Cultural Kinoforum, Sesc, Spcine, Prefeitura Municipal de São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Ministério do Turismo.

 

 

Maiores informações: 

www.kinoforum.org/curtas

www.facebook.com/kinoforum

www.instagram.com/curtakinoforum

twitter.com/kinoforum

 

 

 

Fonte/ Créditos – ATTi Comunicação e Ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *