Caminhos da Reportagem conta a história da produção de café no Vale do Paraíba

Cafezal na Fazenda União
Foto: Divulgação

Caminhos da Reportagem percorre as fazendas de café do século XIX no Vale do Paraíba nesta quinta (3), às 21h45, na TV Brasil. Foi nessa região que as famílias vindas de Minas Gerais, por conta do declínio do ouro, e também comerciantes da cidade do Rio de Janeiro que queriam investir na área, encontraram as condições ideias para a produção de café.

Com a finalidade de realizar a matéria especial “Vale do café: uma viagem no tempo”, a equipe da emissora pública visitou propriedades que ainda preservam uma parte importante da história do país. Hoje, essas fazendas estão abertas para visitação e algumas estão apostando na volta da plantação de café.

Marcelo Afonso/ Técnico em agropecuária
Foto: Divulgação

Para reproduzir essa história, os jornalistas da TV Brasil entrevistam produtores rurais, moradores das cidades do Vale do Paraíba, intelectuais e pesquisadores que ajudam a construir o mosaíco sobre os ciclos do café que marcaram a região.

O programa jornalístico recorda que o Vale prosperou rapidamente. Na primeira metade do século grande parte do café consumido no mundo saia das terras de Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí. Era o período do Império, dos hábitos franceses e de uma elite que enriqueceu e se consolidou influenciando a política do país de forma determinante.

Fazenda Paraizo em Rio das Flores
Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo, era também uma época de uso da mão de obra escrava, de maus tratos, de trabalho duro e de rebeliões como a Revolta de Vassouras. A produção da TV Brasil investiga esse período repleto de contradições.

No final do século XIX, a época de ouro do café na região chegou ao fim com a abolição da escravidão e a exaustão das terras. A maioria das fazendas ficou abandonada durante décadas.

SImone Botelho
Foto: Divulgação

Somente nos anos 1990 alguns proprietários decidem abrir as portas para o turismo. Hoje, a história da região pode ser vista por todos os cantos das cidades. Alguns resolveram apostar na volta da produção do café.

Diferente dos antigos fazendeiros, os novos produtores têm como principal preocupação o cuidado com a terra, com o meio ambiente e, principalmente, com a qualidade do produto final.

 

Serviço

Centro de Vassouras
Foto: Divulgação

Caminhos da Reportagem – quinta-feira (3), às 21h45, na TV Brasil

Caminhos da Reportagem – domingo (6), às 20h, na TV Brasil

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: