Obra adaptada de Nelson Rodrigues, Valsa #6 estreia turnê em São Paulo

Foto: Fernando Piccoli

Após ter recebido um público que lotou o Instituto Ling, um dos mais belos espaços de Porto Alegre, a enorme repercussão do espetáculo Valsa #6 exigiu passos mais ousados, que resultaram em uma grande turnê pelos principais teatros do país. A apresentação de estreia da turnê pelo Brasil, acontece nos dias 24 e 25 de abril, no Teatro Opus (Shopping Villa-Lobos), em São Paulo. Depois o espetáculo segue para Rio de Janeiro (27/04 – Teatro Bradesco Rio), Recife (29/04 – Teatro RioMar Recife), retorna a capital gaúcha nos dias 2 e 3 de maio, no Teatro do Bourbon Country e encerra a turnê, no dia 10 de maio, no palco do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Ainda há ingressos à venda em todas as cidades.

Valsa #6 é menos parecido com um monólogo do que uma máquina de escrever com uma de costura. Uma atriz individuada, múltipla, que cabe nela a cidade inteira. Ela é todo o décor. Ela está morta. Portanto, livre do atribulado cotidiano, da tortura da vida. Ela trafega na serenidade da morte. O seu tormento é a presença ainda da vida, em sopros. Obra máxima do maior poeta dramático brasileiro, Nelson Rodrigues, se considerados os aspectos da complexidade dramatúrgica do mergulho na alma do ser humano e na expressão polifônica de tantas vozes que somos e desconhecemos.

As enormes cortinas que revestem o ambiente de branco se perdem na imensidão do urdimento, causando a sensação de um espaço etéreo; o jogo de sombras e os cheiros que envolvem a todos entregam aos presentes uma verdadeira experiência sensorial onde o público é parte integrante do espetáculo. O espectador poderá ser tocado, manipulado, terá que vestir uma roupa branca (fornecida pela produção), ficando coberto da cabeça aos pés – a necessária assepsia da morte. Uma jovem pianista viveu um sonho trágico. Eis a história que você vai vivenciar.

 

 
Ficha técnica:
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Caco Coelho
Interpretação: Gisela Sparremberger
 
Financiamento: Governo do Estado, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró Cultura RS Pró-cultura RS
Patrocínio: Grupo Zaffari
 
Duração: 90 min.
Classificação: Livre
 
SERVIÇO:
VALSA #6
 
SÃO PAULO
Dias 24 e 25 de abril
Terça e quarta-feira, às 21h
Teatro OPUS (Av. das Nações Unidas, nº 4777 – Alto de Pinheiros/ 4o piso – Shopping VillaLobos)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: