Kleber Lucas estará presente no Tributo a Caó e Marielle, no Auditório da ABI

Foto: Divulgação

Nesta quarta, 21 de março, será realizado o Tributo a Caó e Marielle, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), centro do Rio de Janeiro, onde será feita ainda uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada brutalmente, no último dia 14 de março. O momento é de reflexão e de grande consternação e vale saldar e ressaltar a grande importância desses dois limitantes da causa negra.

O dia 21 de março, foi escolhido para ser um grande encontro, a data, representativa vai de encontro para homenagear o saudoso Carlos Alberto Caó (falecido em 4 de fevereiro, aos 76 anos) – autor da chamada Lei Caó, que transformou o preconceito de raça, cor, sexo e estado civil em contravenção penal, e a emenda constitucional que tornou o racismo crime inafiançável – Não só em função de todo o legado deixado pelo jornalista, advogado, militante do movimento negro e ativista dos direitos humanos, mas rememoração ao dia – Internacional contra a Discriminação Racial, criado e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Shaperville”,  em  21 de março de 1960.

No encontro, diversos setores culturais marcam presença como a cantora Áurea Martins, que cantará à capela, apresentação do curta “Igualdade Já”, de Wanda Ribeiro e Filó, grupo “Quase Tudo Pandeiro” – com Pedro Lima e Carlos Negreiros, Negreiros cantará ainda uma música em ijexá, performance de dança no hall – com Padê, Miramar Mangabeira apresentará “Ele é o nome da lei”, em formato de poesia musicada, Glauce Rosa e Jéssica Castro fazem uma intervenção musical.

Participação ainda de Filhos de Ganhdi, os atores Déo Garcez ao lado de Nívia Helen, fazem uma pequena apresentação da peça “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade”. Em cena, os atores contam a história de Luiz Gama, advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão.

Esses e tantos outros fizeram questão de marcar presença, onde também estão confirmados representantes da OAB, ABI, Cojira Rio, CEAP, Marcelo RosaSubsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti), além de religiosos da arquidiocese, músico e pastor Kleber Lucas, os pastores Marcos Amaral e Neil, budistas, muçulmanos, hare krishna, wiccas, judeus, umbamdista, candomblesistas, entre outros. Sem sombra de dúvida, o ato será de grande relevância para todos.

 

Serviço:

Dia 21 de março 

A partir da 17h30

Auditório da ABI – 9º andar

Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro

Capacidade: 500 pessoas

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *