“O PORQUÊ” pinturas e esculturas de Ascension Chanqués na Parque do Martelo

Foto: Divulgação

Imagens racionais e simbólicas é o tema da exposição “O Porquê” que a artista plástica espanhola radicada no Brasil Ascensión Chanqués abre no Parque do Martelo, um tesouro escondido no bairro de Humaitá, Rio de Janeiro, em 11 de novembro, sábado, reunindo pinturas e esculturas.

Ascensión é escultora, pintora e poeta e participa de exposições e salões de arte desde 1966. Artista plural e versátil, sua formação como escultora não lhe impede de caminhar pela pintura, gravura, desenho, fotografia e tudo aquilo que a leve a criar coisas novas. Com notável domínio da forma e da cor, caminha pelo abstrato e pelo figurativo, pelas paisagens e naturezas mortas, utilizando-se de pedras, aço, ferro, resinas e bronze. Possui uma estética pessoal imprimindo estilo único ao seu trabalho. 

Uma visita ao seu ateliê em Santa Teresa confirma esta vocação. Entre pinturas que esperam o toque final, pousam, na longa bancada de madeira, esculturas de três fases diferentes sendo geradas. Esta versatilidade vem do dom do criar e, ao mesmo tempo, das múltiplas fases de seus trabalhos.

Este seu lado múltiplo estará presente nesta exposição “O Porquê” como nos conta Ascension:

 

“Tentando suprir-me de asas, como um Ícaro, mergulho no espaço investigando novas formas. A busca do ser mitológico do Unicórnio me leva à procura de uma linguagem que de tempos em tempos se diversifica, ficando presa em um quebra-cabeça formado de imagens racionais e simbólicas, portadoras de conceitos e associações reflexivas que me emocionam”.

 

Foto: Divulgação

Exposição: 

 

“O Porquê” – pinturas e esculturas de Ascension Chanqués

Local: Parque do Martelo – Rua Miguel Pereira, 41 – Humaitá – Tel: 2527-0177

Dias: de 11 a 25 de novembro

Horários: seg. a sexta das 8h às 12hs e das 13h às 16hs; sábado: das 8h às 13hs e domingos e feriados: das 9h às 13h

Classificação: livre

Gratuita

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista que vai te deixar informado sobre tudo que esta acontecendo na cidade do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: