Grupo La Fura Dels Baus vem ao Brasil com espetáculo M.U.R.S.

Primeiro smartshow do mundo terá apresentações gratuitas em São Paulo e Rio Janeiro

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

O grupo de teatro catalão La Fura Dels Baus chega ao Brasil em novembro para nove apresentações, em São Paulo e Rio de Janeiro, do espetáculo interativo M.U.R.S., o primeiro smartshow do mundo. A turnê brasileira é resultado de uma parceria entre, Ministério da Cultura, Cielo e Kabuki Produções, que viabilizou a vinda do grupo ao país. Em São Paulo as apresentações acontecem entre os dias 10 e 14 de novembro no Ginásio do Ibirapuera. Já no Rio, o espetáculo será do dia 19 a 22 de novembro, no Armazém da Utopia

M.U.R.S trata dos muros atuais – que não são físicos e, sim, invisíveis.Com viés tecnológico, é um espetáculo tipicamente furero, estética característica do grupo, que reúne diferentes recursos e técnicas teatrais em busca da chamada “performance total”. Isso se traduz em uma grande interação com o público e na adaptação do espetáculo ao lugar em que ele é apresentado.

No caso de M.U.R.S., é o uso de um aplicativo para smartphones que proporciona a integração dos espectadores com o espetáculo. Por meio do app, a plateia será transformada em protagonista do espetáculo, dando vida aos habitantes de uma cidade futurista. O espetáculo acontecerá em quatro espaços, cada um ilustrando as características mais claras das cidades do futuro – as chamadas smart cities. 

Cada apresentação terá capacidade para 970 espectadores e a entrada é franca. Para democratizar a participação de todos, os smartphones poderão ser compartilhados, viabilizando o espetáculo, mesmo para quem não tenha o aparelho. 

O uso da tecnologia é um dos grandes protagonistas de M.U.R.S., que terá projeções em vídeo, realidade aumentada e equipamentos que completam o espetáculo. Na concepção do show, o grupo La Fura Dels Baus contou com a colaboração de instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o departamento de Open Systems da Universitat de Barcelona. 

VÍDEO ESPETÁCULO M.U.R.S : https://www.youtube.com/watch?v=F1enDmTd9yA

Fundado em 1979, o grupo teatral catalão é reconhecido mundialmente pelo uso de técnicas que eliminam as barreiras entre palco e plateia. O grupo já realizou desde apresentações de teatro de rua até mega espetáculos – como, por exemplo, a abertura das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Na virada do ano 2000, mais de 20 mil pessoas acompanharam, ao vivo, o espetáculo “El Hombre del Milenio”, organizado pela companhia em uma das principais praças de Barcelona, marcando a passagem do milênio. As inovações desenvolvidas pelo grupo deram origem ao que hoje se chama de “linguagem La Fura”, que pressupõe o uso de diferentes técnicas dramáticas para atingir um “espetáculo completo”.

A Kabuki Produções foi responsável por trazer ao Brasil alguns dos melhores espetáculos da Broadway e do mundo, como: Shrek o Musical (premiado em 2013 na categoria “melhor musical versão brasileira”, indicado a 7 prêmios Bibi Ferreira em 2014), o teatro circense catalão “La Fura dels Baus” e “Jekyll & Hyde – O Médico e o Monstro”, ambos em 2010.

 

SERVIÇO – M.U.R.S

São Paulo 

Datas: 10 de novembro as 20:00 ,11 de novembro às 21h30, 12 de novembro às 20h00, 13 de novembro às 20h00 e 14 de novembro às 20h00 

Local: Ginásio do Ibirapuera – Rua Manoel da Nóbrega, 1361

Capacidade: 970 pessoas por apresentação

Duração: 90 minutos

Ingressos: gratuitos, por meio de inscrição antecipada. As datas de abertura das inscrições serão anunciadas em breve. 

 

Rio de Janeiro 

Datas: 19 de novembro às 20h00, 20 de novembro às 20h00, 21 de novembro às 20h00 e 22 de novembro às 20h00

Local: Armazém da Utopia – Orla Conde, Armazém 6 – Cais do Porto – Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 970 pessoas por apresentação

Duração: 90 minutos

Ingressos: gratuitos, por meio de inscrição antecipada. As datas de abertura das inscrições serão anunciadas em breve. 

 

FICHA TÉCNICA

Direção artística: Pep Gatell, Pera Tantiñà e Carlus Padrissa. Com colaboração de Jürgen Müller na criação.

Dramaturgia: La Fura dels Baus e Marc Chornet

Música: La Fura dels Baus e Carles López Campmany

Produção Executiva : Diego Ramiro e Lilian Cordeiro 

Realização : Kabuki Produções

Site: http://www.lafura.com/en/works/m-u-r-s/

Site www.kabukiproducoes.com.br

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: