Universitários promovem Feira de Responsabilidade Social e Ambiental na Baixada Fluminense

Evento na Uniabeu promove campanha de recolhimento de medicamentos vencidos e premia público com limpeza de pele e hidratação com produtos naturais

Foto: Rodolfo Walter
Foto: Rodolfo Walter

No dia 22 de junho, às 18h, o Centro Universitário Uniabeu realiza, no campus Belford Roxo, a 1ª Feira de Responsabilidade Social e Ambiental promovida por alunos e professores dos cursos Enfermagem, Farmácia e Recursos Humanos. O evento é gratuito e oferece diversos serviços nas áreas de educação ambiental e saúde. Estão programadas oficinas para cuidados pessoais, elaboração e construção de objetos, móveis, brinquedos a partir de materiais recicláveis.

A “Tenda Visão do Futuro” é uma das que geram grande expectativa. Haverá oficina de leitura e escrita básica em Braille, exposição dos materiais utilizados para essa modalidade de redação e artesanato reciclável voltado para deficientes visuais. “Nesta tenda, o público terá a oportunidade de viver uma incrível experiência sensorial em um caminho preparado por um Jardim Sensorial”, conta uma das organizadoras da Feira, a professora da Uniabeu Aline Castellar. Segundo ela, serão oferecidos para deficientes visuais bengalas e relógios que falam a hora. A professora de Braile da união dos Cegos, Carmem Lúcia, fará palestra.

A professora Castellar destaca ainda a tenda “Atenção Farmacêutica”. Acontecerão mini-palestras sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e suas embalagens, além dos riscos da automedicação e do uso racional de medicamentos. “A pessoa que apresentar medicamentos vencidos (acima de cinco caixas) receberá um tratamento de beleza facial, com limpeza, esfoliação e hidratação com produtos naturais produzidos pelos alunos do curso de Farmácia da Uniabeu, além de kits de manicure e beleza”, conta Castellar.

Na tenda “Kids”, estarão à disposição brinquedos produzidos com materiais recicláveis. “Enquanto se divertem, as crianças receberão informação sobre a origem das matérias-primas e as consequências do descarte inadequado dos produtos”, explica a professora Castellar.

Se as crianças aprendem brincando, o visitante da feira adulto participará da “Pegada Ecológica” para se conscientizar do prejuízo do comportamento errado. “Nessa tenda, através de um jogo interativo, a pessoa vai identificar o tamanho do rastro ambiental que ela está deixando no planeta. É o que chamamos de ‘Pegada Ecológica’. A tenda irá abordar elementos importantes de educação ambiental e distribuirá brindes”, comenta o professor da Uniabeu e organizador da Feira, Leandro Arantes.

A Degustação ficará por conta da “Tenda Cozinha Experimental”. O público encontrará diversos petiscos produzidos a partir do reaproveitamento de alimentos. “A abordagem principal é evitar o desperdício através de receitas que serão disponibilizadas aos visitantes”, diz Castellar. 

Os empresários vão entrar em contato com um modelo de escritório projetado por alunos do curso de Ciências Contábeis na “Tenda Escritório Sustentável”. Segundo o professor Arantes, haverá um escritório, totalmente montado com materiais recicláveis, desde os materiais de consumo como papel, caneta, lápis, grampeador, até luminária, estantes, mesas, cadeiras. “O estande contará com um belo design para inspirar também a decoração de residências, além de oferecer brindes para escritório”, frisa Arantes.

Serão oferecidos ainda os serviços de aferição de pressão arterial, verificação da glicemia, pesagem e cálculo da massa corporal, oficinas de compostagem que consiste na transformação e aproveitamento de matéria orgânica em um excelente adubo, 100% natural, para hortas e jardins; oficina de descarte com orientação da correta dispensação de resíduos recicláveis e informações importantes sobre a origem da matéria-prima e o tempo de decomposição dos produtos na natureza e painel indicativo dos impactos ambientais e do tempo de decomposição de inúmeros materiais recicláveis descartados inadequadamente.

Serviço:

Evento: 1ª Feira de Responsabilidade Social e Ambiental da Uniabeu

Dia: 22 de junho

Horário: 18h

Entrada: Gratuita

Local: Campus Belford Roxo

Endereço: Rua Itaiara, 301, Centro de Belford Roxo

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: