10 de março- Dia Nacional de combate ao Sedentarismo

O sedentarismo é um dos grandes males do mundo moderno. Cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas do mal. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14% dos adultos brasileiros não praticam qualquer tipo de atividade física.

A falta de uma atividade física causa doenças como hipertensão, diabetes, infarto e câncer. Uma atividade física previne essas doenças e proporciona muitos benefícios: melhora o humor, evitando depressão; fortalece a saúde mental e, de quebra, controla o peso.

Foto: Facebook / Divulgação
Foto: Facebook / Divulgação

Atividades físicas possuem ação analgésica, ajudando a espantar o estresse devido à liberação da endorfina. Mulheres que sofrem de endometriose tem as dores reduzidas com a prática de musculação.

E vale quase tudo quando se fala em praticar atividades físicas: caminhar, nadar, fazer hidroginástica, aeróbica, musculação e dança. Existem atividades adequadas para cada faixa etária. Para quem não possui disciplina de malhar pelo menos três vezes por semana a opção é contratar os serviços de um personal trainer e seguir todas as orientações.

Foto: Faccebook
Foto: Faccebook

 

O personal Renato Lacerda diz que apenas 30 minutos de atividade por dia são suficientes para sair do sedentarismo. Renato ainda explica que com os exercícios o praticante se sente melhor com o próprio corpo, pois melhora a autoestima. “O importante é se mexer”, assegura.

 

Invista na sua saúde praticando exercícios, mas antes procure um médico.

 

 

Fonte: Ministério da saúde

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: