É HOJE: The Town Learning Journey retorna para sua segunda edição e transforma a Cidade da Música em palco de imersão executiva para empreendedores
Idealizado pela Provoke Edutainment Club em parceria com a HSM, o projeto convida gestores de diferentes áreas corporativas a uma vivência aplicada sobre liderança, impacto e responsabilidade socioambiental

Após receber 190 mil pessoas no primeiro fim de semana e estar se preparando para voltar a abrir os portões na próxima sexta-feira, a Cidade da Música segue aquecida mesmo entre os dias do The Town. Hoje, o festival se transforma em uma verdadeira sala de aula ao receber a segunda edição do The Town Learning Journey, promovido pela Provoke Edutainment Club em parceria com a HSM. Com mais de 10 horas de imersão junto aos executivos do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, os participantes terão a oportunidade de se capacitar a partir de diversas técnicas de gestão por meio de um método pioneiro de ensino. O projeto chega este ano com novas experiências, mais interatividade e conteúdos exclusivos para quem for acompanhar. No Learning Journey, os participantes vão aprender a partir das vivências e lições tiradas do próprio festival.
A experiência é estruturada como um live case study, conduzido por mais de 20 executivos da Rock World, empresa responsável pela criação e organização do The Town e Rock in Rio, e parceiros estratégicos. Entre os nomes confirmados estão Luis Justo (CEO), Roberta Medina (CBRO), Rodolfo Medina (CPO), Ricardo Acto (COO), Zé Ricardo (CAO), Ana Deccache (Diretora de marketing), Renata Guaraná (Diretora de Parcerias da Rock World), Vanessa Olímpia (Diretora de Talentos da Rock World), Agatha Arêas (Founder Provoke), Reynaldo Gama (CEO HSM), Paula Areias (Diretora de Parcerias do Rock in Rio e The Town), Anna Chermont (Diretora de Produção Artística da Rock World), Camila Romana (Gerente de Marketing Rock in Rio e The Town), Thiago Amaral (Coordenador de pluralidade do Rock in Rio, The Town e Lollapalooza), Celso Barbosa (Gerente de Comunidades da Rock World), Sara Gobbi (Gerente de Growth Marketing da Rock World), Marcia Estellita (Gerente de Talentos da Rock World), Ana Luiza Amaral (Gerente de Parcerias do Rock in Rio e The Town), Phillip Azevedo (Coordenador de Atendimentos do Club), Renata Vianna (Gerente de Parceria do Rock in Rio e The Town), Mariana Karrer (Head de Marketing Latam Brasil), Cecilia Mondino (VP de Marketing do Grupo Heineken), Cindy Feijó (CEO do Promoview), Fabiana Guimarães (Sócia-Diretora da Approach Comunicação), Fabiane Costa (Liaison Palco Quebrada), Ricardo Vandré (Mestre de Cerimônia) e Stephanie Fleury (Mestre de Cerimônia).
O programa é limitado a 350 participantes e inclui 12 horas de conteúdo, com talks, painéis e atividades imersivas. A proposta é articular teoria e prática a partir da gestão real de uma operação complexa, que envolve múltiplos stakeholders, alto investimento e grande exposição pública. O conteúdo é dividido em três pilares: “Liderança na Complexidade”, “Engajamento Estratégico” e “Sustentabilidade como Valor Presente”. As trilhas foram desenvolvidas para fortalecer competências críticas em um cenário corporativo volátil. A agenda ainda incluirá estratégias para gestão de crises e reputação, além de modelos de engajamento por meio de narrativas de marca e criação de valor socioambiental.
O conceito de jornada executiva foi criado em 2015 por Agatha Arêas, ex-diretora de marketing do Rock in Rio. Desde então, já formou mais de 4,7 mil executivos no Brasil e em Portugal. O modelo evolui agora com o The Town, incorporando cultura, inovação e impacto social como eixos centrais da aprendizagem. LATAM e Movida Aluguel de Carros, que participaram de edições anteriores, renovaram o patrocínio ao projeto, enquanto a Eisenbahn é apoiadora e o Promoview e a Eletromídia são os parceiros de mídia.
Sobre a HSM
A HSM é o mais completo ecossistema de educação e inovação corporativa do País, desenvolvendo pessoas e organizações para que alcancem sucesso e contribuam com a transformação do Brasil. Entregamos experiências educacionais transformadoras e conteúdo de excelência em gestão e inovação, divulgados em suas unidades de negócio: cursos e programas executivos co-branded, SingularityU Brazil (country partner), HSM+, HSM Academy, HSM Management, HSM University, B2B Match e o Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia focado em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina.
Sobre a Provoke
A Provoke Edutainment Club é uma plataforma de aprendizagem que une educação e entretenimento em projetos concebidos para fomentar o senso de liderança e a visão empreendedora no indivíduo e nas organizações. Idealizadora de projetos como o Rock in Rio Academy, o Rock in Rio Humanorama, o The Town Learning Journey, entre outros, a empresa também é a criadora da Newbie, um ecossistema que reúne diversas iniciativas para acompanhar lideranças desde o início de sua jornada. A primeira delas é o Newbie Cast, um vodcast de conversas semanais que surge com o intuito de encurtar o caminho de desenvolvimento de novatos em cargos de liderança. A Provoke é uma agente provocadora de insights, conexões e ação, capaz de transformar os dilemas das organizações e a jornada do líder em vivências inspiradoras e ferramentais, usando abordagens imersivas e disruptivas. E faz questão de ser a parceira mais divertida na jornada de aprendizagem de líderes e empreendedores que querem evoluir por meio de um processo de educação memorável, interativo, imersivo e divertido que se dá por meio de parcerias exclusivas e projetos autorais.
Sobre o The Town
A primeira edição do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio, aconteceu em setembro de 2023 e entrou para a história e para a agenda oficial dos eventos paulistanos! Para 2025, nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro o espetáculo promete ser ainda maior. Sendo considerado o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 360 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada para a melhor experiência do público.
Na primeira edição, foram meio milhão de pessoas em cinco dias, 220 ativações, 125 shows, nove ambientes, seis palcos, um musical, 235 horas de experiência e uma semelhança inacreditável com a primeira edição do Rock in Rio, lá em 1985. Nomes da música nacional e internacional se apresentaram nos palcos do festival, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters. Neste ano, Travis Scott, Green Day, Backstreet Boys, Mariah Carey e Katy Perry são os headliners do Skyline.
A cenografia da Cidade da Música foi cuidadosamente projetada para refletir a rica cultura e arquitetura de São Paulo. O palco Skyline, inspirado nos icônicos prédios da cidade, recebe artistas do mundo inteiro, compondo as quatro atrações do dia. Já o The One, com um cenário inspirado nos museus de arte da capital, vai promover grandes encontros e reflexões artísticas. A São Paulo Square veio inspirada na região em que a cidade de São Paulo foi fundada, em prédios históricos com arquiteturas icônicas de São Paulo, enquanto o Factory traz um toque industrial, inspirado em antigos galpões, proporcionando um ambiente único para as apresentações. No palco Quebrada, espaço totalmente novo no festival, o público vai celebrar a autenticidade das periferias brasileiras. Outra novidade deste ano é a The Tower Experience, que vai levar a plateia em uma viagem pela história do dragão Drahan, embalada por muita música e efeitos especiais.
O The Town também se destacou em 2023 pelo compromisso com a sustentabilidade, orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, que nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. The Town foi pioneiro na utilização de 472 mil copos reutilizáveis durante os cinco dias de evento, evitando a geração de 10 toneladas de resíduos. Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen, o The Town lançou o projeto Favela 3D, voltado para o desenvolvimento social da Favela do Haiti, em São Paulo. Por meio de uma metodologia escalável e sustentável, 290 famílias estão sendo impactadas por ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado, ao longo de dois anos. Ao completar um ano, a Favela do Haiti celebrou o pleno emprego.
A primeira edição do The Town teve um impacto econômico significativo, gerando R$ 1,9 bilhão para a cidade e criando mais de 23,4 mil empregos. Com uma comunicação que atingiu 145 milhões de pessoas e provocou 2,21 milhões de conversas nas redes sociais, The Town se consolidou no calendário cultural e econômico do país.
Por Approach Comunicação