Outubro Rosa: Exposição reafirma a beleza da mulher após o câncer de mama

Alda Nunes
Foto:Priscila Ferrari

 

A exposição Resiliência é um ensaio fotográfico realizado com 16 mulheres de diferentes regiões da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, exibindo histórias de superação do câncer de mama. A mostra é uma iniciativa do Projeto Peito Aberto e acontece até 31 de outubro na Casa de Cultura Ney Alberto, em Nova Iguaçu/RJ. 

Como verdadeiras Phoenix, pássaro da mitologia grega que renasce das próprias cinzas,  elas uniram-se com o objetivo de  apresentar a sobrevida existente após a doença com cliques dos fotógrafos Priscila Ferrari, Renata Geraldo e Sid Oliveira. Para a idealizadora do evento a jornalista Andrea Vale, a importância do ensaio é através da fotografia exibir empoderamento, beleza e arte.

 

 

 

“A lente da câmera imprime um lado mais humano. Sabemos que a fotografia tem um grande poder de elevar a auto-estima e isso pode ser um poderoso componente psicológico para essas mulheres que participaram como modelos voluntárias”, explica. 

 

Andrea Souza
Foto: Renata Geraldo

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total. 

Paralelamente a exposição fotográfica Resiliência, o público também poderá assistir ao documentário “Existe um mar de possibilidades”, que contou com a participação emocionante de cinco mulheres narrando suas impressões desde o diagnóstico até a superação da doença. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Exposição Resiliência

Abertura: 11 de outubro, das 17h30 às 20h (evento fechado)

Temporada: a partir de 13 de outubro, das 10h às 17h

Local: Casa de Cultura Ney Alberto – Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ

Telefone: (21) 3779-1180

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *