Romance didático para conhecer a história e as tradições da Amazônia

Resultado de extensa pesquisa, livro da professora Marli Carmen Jachnke mescla conhecimentos sobre a região Norte em uma narrativa leve voltada para jovens

 

Foto: Divulgação

A professora e escritora Marli Carmen Jachnke defende que um dos caminhos para conscientizar a juventude sobre a preservação da Amazônia é equilibrar conhecimento e ludicidade. Com este compromisso de propagar a cultura, a história e as tradições da região Norte do país de forma divertida, ela publicou o romance didático Amazônia – Um Caminho para o Sonho.

Fruto de extensa pesquisa documental e de um estudo de campo, a autora insere informações verídicas e aprofundadas por meio da voz de Daniel, o carismático professor de História que acompanha quatro amigas em uma aventura pela região. Ele não está nesta jornada por acaso: é tio da Joana, que perdeu os pais cedo e, por isso, os dois vivem juntos.

A partir dos conhecimentos deste personagem, o público vai aprender sobre o Ajuricaba, importante líder dos povos indígenas que liderou uma guerra contra os portugueses; as relações entre a arquitetura do Teatro Amazonas e a belle époque brasileira; as desigualdades ocasionadas pelo ciclo da borracha, e mais. Além disso, questões como hábitos alimentares, crenças, lendas e outras riquezas culturais aparecem na narrativa.

 

É com passos pequenos e rápidos que devemos trabalhar em cima desta
difícil missão de ajudar, não apenas a Amazônia, mas o meio ambiente do
mundo todo. A questão não é: o que está perdido está perdido e pronto,
agora só resta cuidar do que sobrou. Não. Não é bem assim. Devemos sim
ter extremo cuidado com o que ainda resta das florestas, dos animais, dos
rios limpos deste planeta. Mas também devemos tentar, de alguma forma,
recuperar o que destruímos.
 (Amazônia – Um Caminho para o Sonho, pg. 79)

 

Tudo isso é apresentado aos jovens de maneira lúdica, em meio à jornada das protagonistas que buscam encontrar respostas para os próprios conflitos pessoais na viagem. A ida até a floresta começa quando a órfã Joana propõe esta aventura porque sonha em se reconectar com as memórias do avô que, antes de morrer, havia prometido um passeio à região com a menina.

As amigas Ana Carolina, Camila e Rafaela aceitam a ideia, todas por motivos diferentes. A primeira também perdeu os pais e vê no trajeto uma oportunidade de se sentir livre; a segunda acredita que esta pode ser a chance para encontrar inspirações para compor suas músicas; e a terceira quer superar o bloqueio criativo na escrita e se livrar dos traumas causados pela rejeição do pai.

 

“Acredito que as pessoas só vão preservar a natureza, a Amazônia, quando conhecerem a floresta e aqueles que lá vivem. Por isso quis apresentar essas informações de uma forma didática”, afirma a autora, que assina como M. C. Jachnke. Amazônia – Um Caminho para o Sonho é o primeiro livro de uma duologia cujo segundo lançamento abordará a história da cordilheira dos Andes.

 

 

FICHA TÉCNICA
Título: Amazônia – Um Caminho para o Sonho
Autora: M.C. Jachnke
ASIN: B0CFRJ4HTN
Páginas: 245 páginas
Preço: R$ 19,99 (e-book)
Onde encontrar:Amazon

Foto: Divulgação

Sobre a autora: Nascida em Blumenau, em Santa Catarina, Marli Carmen Jachnke mora na cidade de Cusco, no Peru. Professora formada em Letras, ela tem dois livros publicados: “Amazônia, Um Caminho para o Sonho” e “Andes, Um Caminho para as Estrelas”. Esta segunda obra foi lançada em versão espanhol e terá adaptação para o português em 2024. No momento, a autora está no processo de escrita do terceiro livro.

Redes sociais: Instagram | Twitter | Youtube | Facebook | Site

 

 

Por LC Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *