Plutão Já Foi Planeta lança seu terceiro álbum pela Algohits

Novo disco está sendo lançado pelo selo Algohits e teve ação onde os fãs “desbloquearam” as faixas através de um mini-game

 

Foto: Murilo Amancio (@muriloamancio)

Com uma década de carreira, a banda Plutão Já Foi Planeta lança seu homônimo terceiro álbum de estúdio. Recheado de novidades, o disco crava de vez a identidade musical do grupo que reúne na atual formação Cyz MendesSapulha Campos (guitarra) e Gustavo Arruda (guitarra). O material de inéditas lançado pela Algohits nesta sexta-feira (18/08) apresenta a nova fase do Plutão Já Foi Planeta que tem como marca uma energia mais vibrante e rock’n’roll. Além do rock, o novo lançamento de estúdio trará referências diretas e indiretas da música brasileira, o que se refletirá tanto nas novas composições como nas apresentações.

Após disponibilizar “Uma Canção Só Sua“, primeiro single do novo disco do Plutão Já Foi Planeta, foi revelado de uma só vez um single duplo contendo “Em Todo Canto” e “Tremeu Minha Solidão“, o material lançado na sexta-feira (28/07) foi destaque nas principais playlists editoriais das plataformas de streaming.

“Em Todo Canto”, inclusive, ganhou um videoclipe produzido pela própria banda com imagens captadas durante a Tour Nordeste 2023 que aconteceu no mês de junho passando por 7 cidades de 5 estados da região e homenageia os fãs (assista).

Para revelar trechos das músicas ainda não apresentadas oficialmente para os fãs, eles decidiram criar um game online feito de desafios que aconteceram nas redes sociais para “desbloquear” spoilers das faixas. Os prêmios iam desde poder participar de uma stream party a ouvir trechos das canções. Já os desafios envolveram completar tarefas de divulgação do disco a fazer o bem colaborando na campanha do agasalho do Padre Júlio Lancellotti.

Foto: Murilo Amancio (@muriloamancio)

As influências do terceiro disco de estúdio passam por uma boa variedade de estilos diferentes com referências diretas e indiretas que transitam pelo universo da música brasileira.

O Plutão surpreende com um disco mais rock do que os fãs estão acostumados. Não é à toa que o single duplo previamente lançado foi beber da fonte do Indie Rock do começo dos anos 2000. Mas, especialmente para aqueles ouvintes que acompanham desde o “Daqui Pra Lá” (2014), a essência que a banda carrega nesses 10 anos continua presente.

Algumas das músicas, inclusive, já foram tocadas na turnê de 2023 e a recepção é das melhores, seja pros fãs mais antigos ou para quem acabou de chegar e conhecer a banda. Uma canção que sintetiza o espírito da nova fase do Plutão Já Foi Planeta é “Contramão”.

“‘Contramão’ é uma canção sobre sonhos, objetivos e conquistas. Uma celebração ao novo

álbum e a união do trio. Uma tradução em forma de música sobre todo o caminho percorrido para que se chegasse a esse lançamento.

Foto: Murilo Amancio (@muriloamancio)

Assim como boa parte do disco, também vem numa pegada mais rock e com vocais fortes e marcantes. Letra e melodia crescem no refrão. Inserimos vocais que remetem a uma música bem conhecida dos fãs: “Mesa 16″. Um pequeno easter egg para as pessoas que seguem a banda desde o começo.”, revela o trio sobre o novo single de trabalho “Contramão”

No campo das temáticas o álbum vai desde as letras de amor e despedidas, algo que já acontecia nos registros anteriores, a descrição da vida em São Paulo, cidade onde atualmente residem e desenvolvem outros projetos. A formação atual do Plutão Já Foi Planeta conta com integrantes de três estados brasileiros. Cyz é natural de Ariquemes (RO), Gustavo de Paulista (PE) e Sapulha de Natal (RN).  

O disco traz 8 faixas de um Plutão nunca visto, mas ao mesmo tempo completamente familiar. Uma das missões do disco que foi gravado dentro de um período de 3 anos, tendo sido regravado mais de uma vez, foi conseguir captar em estúdio como a banda soa em suas apresentações ao vivo.

 

“Foi um processo muito longo. Esse tempo, por mais trabalhoso que tenha sido, ajudou a criar novas  perspectivas que fizeram diferença no resultado final do álbum. Novas visões surgiram, principalmente com a resposta que tivemos dos fãs nos shows”, relata Sapulha.

 

Escute o álbum na sua plataforma favorita

Ações envolvendo o disco

Foto: Murilo Amancio (@muriloamancio)

O single duplo que contém “Tremeu Minha Solidão” e “Em Todo Canto” tem a participação direta dos fãs que saíram por cidades de todo o Brasil espalhando um QR Code com trechos das músicas.

 

 

“A ação do QR Code foi uma ideia que surgiu durante o planejamento das redes sociais e tem muito a dizer sobre o que é o Plutão e os fãs do Plutão. O fato deles vestirem a camisa e saírem pelas ruas, cada um em uma cidade do Brasil, colando o QR Code com o pré-save dos nossos lançamentos, motiva demais a gente e empolga ainda mais para o lançamento do álbum”, celebra Sapulha Campos

 

Para revelar trechos das músicas ainda não apresentadas oficialmente para os fãs, eles decidiram criar um game online feito de desafios que aconteceram nas redes sociais para “desbloquear” spoilers das faixas.

Quem participou, pode ouvir trechos das músicas novas e participar de uma stream party com a banda, caso completasse os desafios, teria que cumprir tarefas que vão desde posts nos stories comas as novas artes da banda (feitas pelo artista Shiron The Iron) até colaborar com a campanha do agasalho do Padre Júlio Lancellotti.

 

Assista ao clipe para “Em Todo Canto: 

 

 

Ficha Técnica:

Plutão Já Foi Planeta – Plutão Já Foi Planeta (2023)
Data de Lançamento: 18/08

Ouça nas plataformas digitais
Produção: Gustavo Arruda/Rodrigo Cunha

Composições: Gustavo Arruda/Sapulha Campos
Gravação: DG Estúdio e Agulha Produçōes (@agulhaproducoes)
Fotos de Divulgação: Murilo Amancio (@muriloamancio)
Para baixar fotos clique aqui

Arte da Capa: Shiron The Iron (@shiron_the_iron)
SeloAlgohits

 

Sobre o Plutão Já Foi Planeta

Foto: Murilo Amancio (@muriloamancio)

A banda de indie rock, hoje composta por Cyz Mendes (RO), Sapulha Campos e Gustavo Arruda (RN), completa dez anos de existência. O álbum vem com toda a carga de renovação presente no som, nas letras e na identidade visual. Com uma pegada mais rock, mas sem deixar de lado as baladas pop, o show é enérgico e intenso e causa surpresa nos fãs das músicas mais “fofas” da banda.

Plutão Já Foi Planeta originalmente compunha músicas mais com pegada folk, se encaixou no contexto do Indie Rock no Brasil, sendo inclusive, capa da playlist homônima no Spotify.

São ao todo dois álbuns, 1 EP, alguns singles e um novo álbum a ser lançado no dia 18 agosto celebrando a nova fase.

Em seu currículo inclui passagens pelos maiores festivais do Brasil, o título de vice-campeão no programa SuperStar da Globo, colaborações com Liniker e Maria Gadu e turnês que passaram por quase todos os estados do Brasil.

Toda a energia dos drives vocais de Cyz, alternando com o ukulele de Sapulha e os solos de guitarra de Gustavo Arruda transformam o show numa experiência que passa por várias emoções e de fácil entendimento e identificação.

Sobre a Algohits

Fundada em 2021, a Algohits é a primeira Music Tech do Brasil. Por meio da tecnologia, a startup busca desbloquear os fluxos de receita na indústria da música através de dados e marketing digital 360, atuando junto aos artistas na elaboração da estratégia de comunicação e produtificação.

 

 

 

Por Algohits | A primeira MusicTech do Brasil /

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *