De 21 a 24 de agosto acontece o Festival Mundaréu em Cachoeiras de Macacu RJ

Evento une cultura e educação para promover a Brincadeira Segura

O conceito do Festival é um mundo novo, lúdico e educativo, que amplia os horizontes de quem passa por suas fronteiras. Dando consciência de quem sou, do que somos e de onde vivemos por meio de brincadeiras, oficinas, shows e muito mais.

Trata-se da terceira edição do Festival, tendo como um dos objetivos a valorização da cultura regional com promoção e integração dos artistas locais, montagem de espaços cênicos interativos em locais abertos e de livre acesso público, planejamentos formalizados com as Secretarias de Educação dos municípios, com interação de escolas públicas e instituições sociais / culturais e público visitante.

Outro objetivo do projeto é realizar diversas atividades utilizando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação, proporcionando a população local e estudantes de escolas públicas e/ou instituições sociais, um encontro com expressões artísticas diversas, aproximando o público de vivências e experiências da cultura regional .

Embora as ações de promoção cultural tenham se ampliado nos últimos anos, a oferta de programas que privilegiam a cultura regional ainda são poucas na maioria das cidades brasileiras. Os espaços apropriados para que os visitantes tomem contato com as diferentes formas de expressão cultural como música, dança, artes plásticas e literatura, se concentram em algumas regiões mais privilegiadas, dificultando o acesso da população moradora em áreas mais vulneráveis e favorecendo o seu contato com outras formas de estímulo, pouco saudáveis.

As atividades culturais serão selecionadas de acordo com a tradição artística de da cidade/região, podendo ter desde apresentações de Cordel, canção popular, poesias até os repentistas, passando por teatros, arte circense, dança (forró, maracatu, clássica), artes plásticas e etc.

Justifica-se assim, levar às localidades propostas o Festival Mundaréu, que proporcionará à população a oportunidade de vivenciar e celebrar as artes como expressão da vida, que é plena, saudável e generosa em sua multiplicidade de sons, cores, texturas e sabores, em contínuo movimento.

O projeto se enquadra nos seguintes incisos do Art. 1º da Lei 8313/91:

I – contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;

II – promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;

III – apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores;

O projeto tem por finalidade (dentre as elencadas no Art. 3º da Lei 8313/91):

I – fomento à produção cultural e artística, mediante:

  1. realização de exposições, festivais de arte e espetáculos de artes cênicas ou congêneres

De 21 a 24 de agosto, o bairro de São José da Boa Morte, receberá o Festival Mundaréu, que reunirá diversas atrações lúdicas e educativas com o objetivo de conscientizar e mostrar como as pessoas podem se relacionar melhor com elas mesmas, com os outros e com o meio ambiente. O evento, terá atrações musicais, teatrais, oficinas, jogos e brincadeiras para pessoas de todas as idades. As atividades culturais terão como tema central a brincadeiras seguras mostrando a importância de brincar com segurança.

Festival Mundaréu

O Festival Mundaréu é um evento gratuito que tem o objetivo de valorizar a cultura local, com atrações musicais, teatrais, brincadeiras, oficinas, jogos e exposições de artistas e profissionais da própria cidade. O projeto propõe o debate de uma relação mais saudável e sustentável em três níveis: individual, coletivo e ambiental. Neste cantinho do mundo, pessoas se encontram para fazer história, independentemente da idade, da cor, da crença, ou gênero. Com quatro dias de realização em diferentes municípios, em um dos dias a iniciativa é aberta ao público em geral, e nos demais é específica para as escolas. Com palco montado em uma área estratégica da cidade, na programação do Festival Mundaréu o visitante encontra um mundo novo, lúdico e educativo, que amplia seus horizontes e suas fronteiras.

Por Fibra Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *