Como ler a Bíblia?

Por Matheus Arantes

z

Foto: Divulgação Internet

Antes de falarmos como ler a Bíblia, vamos falar sobre a divisão dela: são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Existe essas duas divisões por conta da antiga e da nova aliança, mas o que seria isso? 

A antiga aliança foi a sombra do que estava por vir, onde o homem tinha que sacrificar animais para cobrir seus pecados. A primeira aliança de sangue aconteceu quando o homem pecou no Éden e Deus teve que os vestir com roupas de pele de animais. Deus estabeleceu aliança de sangue com o povo no Antigo Testamento que era temporária, pois era necessário que anos após anos o sacrifício fosse feito novamente. 

O sangue de Cristo selou uma nova aliança entre Deus e o homem, porque o nosso próprio sangue não teria a capacidade de ser perfeito, mas o cordeiro de Deus era perfeito para tirar o pecado do mundo. A partir disso, sacrificar animais não era mais necessário, porque o preço já foi pago por Jesus. A nova aliança é melhor e superior à que havia no passado. Em Cristo Jesus, o pecado foi removido e uma aliança definitiva e eterna foi estabelecida. 

A nossa fé e a nossa esperança estão em Cristo, o sacrifício perfeito de uma vez por todas, porque não precisava mais sacrificar animais para cobrir temporariamente o pecado que foi removido por Jesus no calvário.

Por muitos anos, ler a bíblia para mim foi algo extremamente complexo, sabe por quê? Ela é entendida através do poder do Espírito Santo que habita no nosso espírito, sem ele é impossível discernir muitas coisas, porque a palavra de Deus é vida para nós. Além disso, é preciso ter fé naquilo que está escrito. E, o que é a fé? Segundo Hebreus 11.1, ela “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. 

Mais a frente no versículo 6 do mesmo capítulo, vemos que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Se eu creio que Ele existe e, a fé é a prova das coisas que se não veem, tudo que vou ler vai fazer sentido, porque é a fé que está me movendo. Pela lógica humana pode parecer sem sentido a mulher ter sido criada da costela de Adão, mas porque um homem cheio do espírito santo escreveu aquilo e está na palavra, eu tenho convicção e certeza que aconteceu.  

O primeiro passo para ler a bíblia é orar e pedir ao espírito santo para que a palavra de Deus seja revelada a você. É preciso também que você leia com atenção os detalhes que estão escritos para que você entenda perfeitamente. Não é apenas ler por ler, mas precisa ter o prazer, reler o que não entendeu, até que isso fique claro. 

Outra dica importante é antes de iniciar a leitura de um livro é entender mais sobre a história do livro e do autor. Se você fizer isso, na hora de ler muitas coisas já serão esclarecidas. O tempo de estudo é importante e por isso se dedicar à leitura é fundamental, porque a gente entra num lugar de intensidade com Deus e no nosso ouvido se torna mais audível. 

Ter um um caderno e/ou anotar na sua pasta da nuvem sobre o que você aprendeu é excelente para tirar dúvidas e também consultar. Estabelecer um cronograma de estudo também é fundamental, começar por começar vai te tirar do caminho, mas estabelecer metas vai fazer chegar ao objetivo que é cumprir o que foi determinado. É importante começar aos poucos, leia um capítulo por dia, quando você menos esperar seu plano já será três por dia e por aí vai. Faça o que você consegue fazer para que você consiga prosseguir. 

A bíblia tem diversas traduções e ler mais de uma versão é mais uma dica que vai nos trazer clareza e mais conhecimento sobre o que estamos estudando. 

A última dica é tão importante como todas, ela é fundamental e essencial, porque diz em Hebreus 4.12, a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. De nada adianta você ler e não praticar, a Bíblia é um manual e ela sempre nos ensina algo. Temos que fazer uma aplicação pessoal da leitura da palavra, o que foi aprendido precisa ser colocado em prática.

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.