Mesmo no frio os cuidados com os cabelos não podem “esfriar”

Médica especialista em Dermatologia explica o que fazer para os cabelos continuarem saudáveis, mesmo durante o inverno, período em que o ressecamento pode se agravar

 

No inverno, cabelos podem ficar secos e quebradiços, mas atitudes simples podem prevenir essa situação
Foto: Internet

Com certeza você já ouviu falar sobre o mal que o sol e o calor podem fazer para o seu cabelo. Mas você sabia que temperaturas muito baixas também podem acabar prejudicando os fios? Em geral, essa região é a parte que precisa de cuidados regularmente, assim como a nossa pele, e no inverno isso não é diferente.

Durante esse período mais frio do ano, além da queda de temperatura, também ocorre a redução da umidade do ar, o que pode castigar o seu cabelo, fazendo com que ele fique ressecado e quebradiço. Segundo Dra. Flávia Villela, ações muito comuns do nosso dia a dia podem se tornar grandes vilãs quando falamos sobre esse assunto.

 

“É muito comum que em dias frios utilizemos a temperatura máxima do chuveiro, mas essa é uma prática que pode prejudicar muito, já que a água quente irá remover o óleo natural da pele. Banhos quentes ainda podem secar o couro cabeludo, fazendo com que ele descame, aumente a coceira e desencadeie patologias que estavam controladas ou favoreça o surgimento de novas”,explica Flávia, que também relembra o cuidado com a utilização de secadores com muita frequência.

 

CUIDADOS PARA EVITAR O RESSECAMENTO DO CABELO

Felizmente, mesmo que o frio possa trazer alguns problemas para os fios capilares e para o couro cabeludo, existem algumas ações que podem minimizar o dano e garantir que seu cabelo continue firme, forte e bonito. Segundo a especialista em Dermatologia Flávia Villela, atitudes simples e constantes ajudam a resolver essa situação.

 

“Quando falamos que o frio prejudica o cabelo, algumas pessoas podem se assustar, mas a verdade é que algumas atitudes simples ajudam a evitar esse ressecamento. Não deixe de lavar o cabelo, mas evite banhos quentes, use de forma adequada o condicionador somente nas pontas, seque bem os fios e não utilize muitos adereços na região, como gorros e chapéus que podem esquentar e deixar a região úmida”, explica a médica.

 

Além desses, Flávia Villela também lista outras atitudes que podem ajudar a prevenir o ressecamento do fio:

  • Evite sair de casa com o cabelo molhado;
  • Não deixe de usar o condicionador;
  • Redobre os cuidados se o seu cabelo for colorido, utilizando produtos indicados;
  • Cuide do frizz;
  • Antes de usar o secador de cabelo, utilize protetor térmico ou leave-in;
  • Mantenha uma alimentação saudável, pois o que você come também reflete no cabelo por meio das vitaminas;
  • Aposte em uma boa umectação;
  • Com recomendação médica, tome complexo vitamínico indicado para fortalecimento e renovação dos fios.

A médica ainda relembra os procedimentos que podem fazer a diferença na região capilar durante esse período e reforça a importância da realização deles.

 

Foto: Divulgação

“Nem sempre é possível manter uma rotina adequada, por isso quando nosso couro cabeludo é acometido com alguma doença capilar, principalmente no inverno, é recomendado que a pessoa procure um profissional, para realizar o procedimento adequado. Em minha clínica, por exemplo, nós realizamos o tratamento completo para queda de cabelo, ressecamento, alopecias entre outros”, diz a médica.

 

Outro recurso disponível na clínica, é o MMP Capilar, que faz a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo. O objetivo desse procedimento é melhorar a saúde da região, da haste capilar e fortalecer os fios.

 

HIDRATAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE

É importante que a hidratação dos cabelos continue em dia, mesmo durante os períodos mais frios. Flávia Villela diz que a preferência por shampoos e condicionadores que possuam propriedades hidratantes são uma ótima aposta para esse momento, mas sempre usados com moderação.

 

“Muitas pessoas evitam lavar o cabelo no frio e isso é um erro. Não é recomendado lavar todos os dias, mas sim em dias alternados, utilizando os produtos corretos e mantendo uma rotina de hidratação a cada 10 ou 15 dias”, explica a especialista.

 

Uma boa hidratação, mesmo que realizada em casa, vai garantir brilho e saúde aos fios, por isso é sempre necessário consultar um profissional antes de comprar os produtos necessários.

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TAMBÉM É UM ALIADO

Provavelmente você deve estar cansado de ouvir isso, mas a realidade é só uma: manter uma alimentação saudável evita o surgimento de problemas, inclusive no couro cabeludo.

Vitaminas são ótimas aliadas para o cabelo, por isso invista em alimentos que contenham vitamina A e sejam ricos em proteínas, ômega-3, ferro e zinco.

 

“Outra atitude muito recomendada é a ingestão hídrica regular, em média, 2 litros de água, mas é sempre bom ter a recomendação e o acompanhamento de uma profissional especializado”, finaliza Flávia Villela.

 

 

Por julianarangelcomunicacao.com.br

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *