Aniversário de Brasília: saiba qual a relação do café com a Capital Federal

Aos 61 anos, a cidade acolhe brasileiros de todos os estados e empresas que ganham destaque na capital do país

 

Foto: Gui Teixeira

O café é um produto que se confunde com a história dos brasileiros. A estimativa é de que entre um cafezinho e outro, são consumidas mais de 400 bilhões de xícaras no Brasil, chegando a ser a segunda bebida mais consumida, ficando atrás somente da água. Em Brasília, há 37 anos o Café Export é responsável por levar o produto à casa de muitas pessoas adeptas à bebida. A marca está entre as 15 indústrias mais bem colocadas no ranking das 100 maiores indústrias de café associadas a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, e faz parte do dia a dia e da vida de muitas pessoas, como da paulista Janaína Rangel de 44 anos, que tem uma relação especial com Brasília, que completa 61 anos neste 21 de abril, e é consumidora da marca há seis  anos, mesmo tempo que mora na cidade. 

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Foto: Gui Teixeira

“Conheci a Café Export Premium através de uma amiga que já era consumidora assídua da marca, o que mais me chamou atenção foi o cheirinho e o sabor. Minha relação com o café é muito forte, sou daquelas que se fica sem café, fica com dor de cabeça. Gosto de fazer naquelas cafeteiras Moka todos os dias de manhã, é como um ritual sagrado e ao longo do dia, tomo várias xícaras, inclusive antes de malhar, pois sinto que me dá energia”, conta Janaína.  

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Assim como Janaína, que foi acolhida por Brasília, a marca também foi. A história da empresa tem como ponto de partida o ano de 1984, quando o engenheiro civil Antônio Carlos, que já era apaixonado por café, possuindo plantações no Cerrado Mineiro, na cidade de Patrocínio (MG), comprou uma torrefação em Brasília. No início, o jovem usava as folgas do trabalho para vender o produto, uma média de 50kg por semana, que logo se transformava em 12.000 quilos mensais e assim por diante. “Nossa história com Brasília é muito forte, desde o início fomos bem acolhidos, começamos pequenos e hoje somamos 37 anos no mercado de cafeeiros do DF”, conta Fábio Cunha, diretor comercial do grupo. 

Foto: Gui Teixeira

A necessidade de atender consumidores cada vez mais exigentes fez com que a empresa brasiliense ampliasse o seu mix de produtos. Hoje, nos supermercados, mercearias e panificadoras do DF podem ser encontrados inúmeros itens como: café tradicional, extra forte e cafés especiais, além de cappuccinos, matinais e chocolates em pó.

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“Trabalhamos para atender todos os públicos oferecendo diferentes tipos de cafés, no tradicional e extra forte temos um blend especial, já o nosso café premium e o grão para expresso são 100% arábica, café especial que vem de nossas fazendas no cerrado mineiro, ter o controle de toda a cadeia de produção é um diferencial da nossa marca”, explica Carla Lopes, diretora administrativa da empresa. 

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Por Agência Mentha

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