Documentário conta a história dos 19 anos do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense

Aderbal Filho, Arteiro e Marieta Severo
Foto: Divulgação

Bastidores, histórias, memórias, depoimentos e o suor de produtores e seus colaboradores vão ser contados no documentário ‘EncontrArte Para Sempre!?…’, que será lançado no próximo dia 15 de abril, fechando a 19ª edição do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense. O doc foi possível graças ao patrocínio do edital Retomada Cultural RJ, da Lei Aldir Blanc, feito pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A produção deste filme, além da assinatura da instituição, tem no roteiro e edição a mão da Artvideo produções, que caminhou registrando o Festival por quase duas décadas e ajudou a construir a memória audiovisual da instituição. Os produtores contam também com a colaboração da escola de cinema da EncontrArte Audiovisual e da  Oficina de Ideias na produção.
p
Senhoras e senhores, preparem suas pipocas e abram o YouTube
p
Foto: Divulgação

O filme mostrará ainda um pouco deste ano tão diferente, com uso de máscaras, álcool em gel e a necessidade de distanciamento social.  O audiovisual entrou de vez no dia a dia do evento. Depois de um ano sem atividade nenhuma por causa da pandemia do novo coronavírus, o advento da Lei Aldir Blanc deu novo fôlego também às produções teatrais, inclusive ao EncontrArte. 

Voltando no tempo nos últimos 19 anos, o documentário vai utilizar arquivos e bancos de imagens do festival captados durante esse período. Junto com esse acervo, a produção conseguiu entrevistas e depoimentos dos fundadores do festival, artistas participantes, parceiros, e pessoas que se relacionaram em algum momentos com esta história construída desde 2002.
p
p
p
Por Bernadete Travassos Divulgação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *