15ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 09 a 16 de dezembro, online, gratuito e disponível em todo território nacional

ZonaArida
Foto: Rodrigo-Levy-Raiane-Rodrigues

O 15° Festival de Cinema Latino-Americano, começa no dia 09 de dezembro, online, gratuita, em todo território nacional. No total, serão exibidos 36 filmes, representando 15 países da América Latina e Caribe. A programação destaca um inédito ‘Foco América Central‘, com cinco títulos produzidos na Costa Rica, Cuba, El Salvador e Honduras. Está presente a tradicional seção ‘Contemporâneos‘ (com 21 filmes recentes, sendo 19 deles inéditos no país. Estão incluídas cinco produções brasileiras em pré-estreia mundial: “Domicílio Incerto”, “Filmefilia” – Um Fax para Godard”, “Ozu Piroclástico”, “Rompecabezas” e “Um Dia Qualquer”) e uma ‘Homenagem BrLab 10 Anos’, com longas-metragens que estiveram em diferentes edições deste laboratório de desenvolvimento de projetos + diversos debates e encontros (lives).

As três plataformas parceiras – que disponibilizam toda a programação de filmes do festival a partir das 20h00 do dia 9/12 e até o final do evento – são Looke, Sesc Digital e Spcine Play. Os filmes ficam disponíveis até atingirem o número de visualizações estipulados pelos produtores e distribuidores dos filmes. A direção do 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.

Em edição online (por conta da pandemia da covid-19) e totalmente gratuita, o 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 9 a 16 de dezembro via plataformas digitais, acessíveis em todo o território brasileiro pelo endereço www.festlatinosp.com.br. No total, são exibidos 36 filmes, representando 15 países da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 

Uma série de encontros e debates estão agendados, todos realizados de forma virtual (lives): Cinema da Vela Especial “Do Super-8 às Plataformas Digitais, dos Anos 1970 à Década de 2020 – As Trajetórias Criativas de Dois Realizadores Brasileiros” (10/12, às 20h00), encontro “Políticas Públicas e Plataformas Digitais” (11/12, às 16h00), encontro “Circuitos de Exibição de Cinema Independente na América Latina” (12/12, às 16h00), debate sobre o filme “Um Dia Qualquer” (12/12, às 19h00) e master class “Processo Criativo no Cinema Independente Atual” (15/12, às 17h00).

 

A cerimônia de abertura acontece às 19h00 do dia 9/12, quarta-feira, e pode ser acessada em www.festlatinosp.com.br. Já a cerimônia de encerramento acontece em 16/12, quarta-feira, às 19h00, no mesmo endereço.

 

O evento é realizado pela Associação do Audiovisual, com patrocínio da Spcine e correalização do Sesc São Paulo. Conta com o apoio dos consulados sediados em São Paulo dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai.  As três plataformas parceiras – que disponibilizam toda a programação de filmes do festival a partir das 20h00 do dia 9/12 e até o final do evento – são Looke, Sesc Digital e Spcine Play. Os filmes ficam disponíveis até atingirem o número de visualizações estipulados pelos produtores e distribuidores dos filmes. A direção do 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.

 

 

Encontros e Debates

10/12, quinta-feira, às 20h00

Cinema da Vela Especial “Do Super-8 às Plataformas Digitais, dos Anos 1970 à Década de 2020 – As Trajetórias Criativas de Dois Realizadores Brasileiros”

 

com

* Otto Guerra (Brasil) – diretor de “A Cidade dos Piratas”

* Edgard Navarro (Brasil) – diretor de “Abaixo a Gravidade”

 

11/12, sexta-feira, às 20h00

encontro “Políticas Públicas e Plataformas Digitais”

(sem tradução simultânea)

 

com

* Anna Elías (Argentina), da cine.ar tv e da plataforma cine.ar

* Claudia Triana (Colômbia), da Proimágenas Colombia, entidade responsável pela plataforma Retina Latina 

* Dilson Neto (Brasil), da plataforma Spcine Play

* Fernanda Ríos (México), da plataforma FilminLatino 

* Gonzalo Ponce Leiva (Equador), da Academia de las Artes Audiovisuales y Cinematográficas de Ecuador 

* mediação da jornalista Ana Paula Sousa (Brasil)

 

12/12, sábado, às 16h00

encontro “Circuitos de Exibição de Cinema Independente na América Latina” 

(sem tradução simultânea)

 

com representantes das seguintes iniciativas de exibição independente:

* Ciclo Independiente (Argentina)

* Cine Independiente (Argentina)

* Cine Clubcito (Bolívia)

* Vias Audiovisual (Argentina)

* mediação da jornalista Flávia Guerra (Brasil) 

 

12/12, sábado, às 19h00

debate sobre o filme “Um Dia Qualquer”

 

com

* Pedro Krüger (Brasil) – diretor

* Denis Feijão (Brasil) – produtor

* Augusto Madeira (Brasil) – ator

* Mariana Nunes (Brasil) – atriz

* Vinicius de Oliveira (Brasil) – ator

 

15/12, terça-feira, às 17h00

master class “Processo Criativo no Cinema Independente Atual” (15/12, às 17h00).

 

com

* Kiko Goifman (Brasil) – cineasta

* Marina Person (Brasil) – cineasta

 

Serviço:

15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

9 a 16 de dezembro de 2020

online e gratuito

www.festlatinosp.com.br

realização: Associação do Audiovisual

patrocínio: Spcine 

correalização: Sesc São Paulo

apoio: consulados sediados em São Paulo – Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai

plataformas parceiras: Looke, Sesc Digital e Spcine Play

k
k
k

h

Créditos: ATTi Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *