VIDAS (IN)VISÍVEIS – UM ARSENAL DE ESPERANÇA, de Erica Bernardini, está disponível no 15° Festival de Cinema Italiano no Brasil

Não é apenas uma história sobre uma casa de acolhimento, mas um convite a refletir sobre amor, fraternidade e ajuda mútua.

 

Foto: Divulgação

Vidas (in)visíveis – Um Arsenal de Esperança, de Erica Bernardini, está disponível no 15o Festival de Cinema Italiano no Brasil, que acontece até 8 de dezembro, em plataforma online para todo público brasileiro. O acesso é feito pelo site www.festivalcinemaitaliano.com em uma parceria com o prestigioso cinema paulistano Cine Petra Belas Artes.

Os ingressos têm valor fixo de R$ 9,90 e dão direito ilimitado à toda a programação do Festival.

Acolher. Essa é a palavra que resume perfeitamente o Arsenal da Esperança, casa de acolhimento fundada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, o Arsenal recebe diariamente uma média de 1.200 homens que se encontram em estado de vulnerabilidade.

 

Em 2020, com o imprevisto da pandemia COVID-19, o Arsenal volta a cumprir o papel que a Hospedaria de Imigrantes tinha em sua função inicial diante das doenças e epidemias da época. E foi isso, a princípio, que incentivou a produção do documentário.

 

Durante la quarantena ogni venerdì ci si riunisce in assemblea. E’ un momento di confronto ma anche di unità

O filme conta como o Arsenal foi criado, como é a rotina de quem o frequenta e retrata o trabalho realizado por missionários italianos, justamente no local que foi abrigo e ponto de referência de tantos imigrantes, e palco de sonhos, expectativas, angústias e conquistas de milhares de pessoas de diversas nacionalidades, principalmente italianos, tudo através de depoimentos emocionantes e imagens dos acolhidos em período de quarentena.

Com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e da empresa de imigrantes italianos, Zini Alimentos,  o documentário eleva a importância de cuidar daqueles que tanto precisam de solidariedade e mostra a realidade de brasileiros esquecidos e que se tornam grandes a cada dia, por suas batalhas vencidas e superação de vida.

A direção do documentário está a cargo de Erica Bernardini, profissional que atua há 20 anos na promoção da cultura italiana no Brasil. Com diversos projetos e realizações na área, Erica é sócia da Arteon, produtora de filmes e eventos culturais com forte apelo ao mercado italiano.

 

SERVIÇO

15o Edição Festival de Cinema Italiano

Online

Até o dia 08 de Dezembro

Acesso através do link: https://festivalcinemaitaliano.com

 

 

 

Créditos: Divulgação Patrícia Rabello

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *