EBC apresenta conteúdos especiais para celebrar os 60 anos de Brasília

Veículos públicos têm vasta programação no aniversário da capital federal

 

Foto Divulgacao_TV_Brasil

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) comemora o aniversário de Brasília com uma programação especial. A partir deste fim de semana, os diversos veículos públicos de rádio, televisão e web homenageiam os 60 anos da capital federal com edições e matérias sobre a data. TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio MEC, a Rádio Nacional e a Radioagência Nacional produziram diversos conteúdos sobre o tema. Esse acervo realizado pela EBC pode ser acessado na página http://www.ebc.com.br/brasilia60anos.

Na TV Brasil, o programa Caminhos da Reportagem exibe já neste domingo (19), às 20h, o episódio “Brasília antes de Brasília“, matéria que revela como era o Planalto Central antes da inauguração do Distrito Federal bem como a forma de escolha do local para construção do novo centro de decisões do país.

O telejornal Repórter Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta, às 19h, exibe duas reportagens especiais. A primeira vai ao ar nesta segunda (20) e revela os vestígios pré-históricos que comprovam a presença humana no Planalto Central há pelo menos oito mil anos. O conteúdo destaca que uma parte dessa história está ameaçada.

A segunda reportagem a ser exibida na terça (21), data exata da celebração de aniversário, mostra como foi a construção da nova cidade. A produção relembra como Brasília ultrapassou os limites do Plano Piloto e começou a receber milhares de pessoas de outros estados do território nacional.

Ainda na TV Brasil, o programa Impressões de domingo (26), às 22h30, traz uma entrevista com Carmem Manfredini, irmã de Renato Russo, autor e intérprete de tantas canções que retrataram a capital federal.

Agência Brasil também prepara conteúdos sobre a temática. Uma série com cinco vídeos já começou a ser publicada na última quarta-feira (15) para compartilhar curiosidades sobre a cidade.

Nos próximos dias, a Agência Brasil publica reportagens com dados sobre o crescimento populacional e índices socioeconômicos de Brasília. Texto especial, no dia 20, vai contar como Brasília foi escolhida para ser a capital do país

Nas ondas do rádio, os veículos públicos da EBC também investem em homenagens. A Rádio MEC contará com programação selecionada ao longo de todo o dia 21 de abril. A playlist dará destaque a artistas de Brasília.

As atrações começam às 13h com o programa Clássicos do Ouvinte que traz uma seleção musical com pedidos de ouvintes da Rádio MEC de Brasília. Já às 17h, o especial “Música e Músicos de Brasília” transmite duas horas de uma grande paisagem sonora pela capital, passando pela Sinfonia da Alvorada de Tom Jobim e Vinícius de Moraes a o Clube do Choro; trazendo também a história do concurso que escolheu uma nova sinfonia para inaugurar a Capital.

Mais tarde, às 19h, a MEC leva ao ar concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, espetáculo gravado ao vivo em março de 2020 no Cine Brasília. Já às 21h, será a vez do Jazz Livre mostrar um especial com Rosa Passos, artista baiana que escolheu Brasília como sua cidade.

Para encerrar as comemorações, às 23h, a Rádio MEC apresenta o programa Baú Musical que coloca no ar a MPB de Brasília para o mundo, com músicas de artistas que começaram suas carreiras na capital federal, com destaque para Cássia Eller e Renato Russo.

Rádio Nacional de Brasília tem programação especial com entrevistas de pioneiros importantes na construção da cidade e destaca ainda o cenário musical brasiliense. Os ouvintes também poderão enviar a sua mensagem de feliz aniversário por meio da emissora.

Como já é tradição na Rádio Nacional FM, no dia 21 de abril toda a programação musical será dedicada a artistas do Distrito Federal. Também vai ao ar uma edição especial do programa Na Trilha da História.

Ainda na Rádio Nacional, o programa Repórter Nacional veicula edição especial em suas três edições – às 7h, às 12h e às 18h.

Diversas produções sobre os 60 anos de Brasília também estão reunidas, desde fevereiro deste ano, em página especial da Radioagência Nacional. Entre os conteúdos, estão curiosidades como a criação das superquadras e a história do Lago Paranoá. Acesse: http://radioagencianacional.ebc.com.br/tags/brasilia60anos.

 

 

 

 

Créditos – Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil | Rádios Nacional e MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *