Cantata de Natal de Ricardo Tacuchian e 5ª Sinfonia de Franz Schubert no Theatro Municipal do Rio

Foto: Divulgação

Um coro de 120 vozes da Associação de Canto Coral acompanhado pela Orquestra Sinfônica Jovem vai executar a Cantata de Natal do renomado compositor brasileiro Ricardo Tacuchian. O concerto no Theatro Municipal do Rio é uma homenagem da ACC pelos 80 anos do maestro, completados em novembro deste ano. O programa será às vésperas do Natal, no dia 23 de dezembro, segunda-feira, às 19h30.

Além da Cantata, a Orquestra Sinfônica Jovem, formada por meninos e meninas carentes, vai apresentar a 5ª Sinfonia de Schubert. A obra de  Tacuchian resgata o espírito de Natal com características fluminenses e cariocas. A peça tem um cunho de reflexão crítica ao consumismo desenfreado que tomou conta do Natal, uma festa que, em sua origem, comemora a simplicidade, a fraternidade e o amor.

A Cantata de Natal foi escrita por Ricardo Tacuchian em 1978, concebida para Soprano, Barítono, Narrador Masculino, Coro e Orquestra Sinfônica. O texto é baseado nos Evangelhos Segundo São Mateus e São Lucas, nos poemas “Vi nascer um Deus”, de Carlos Drummond de Andrade e “Desceu sobre os homens a doce paz das alturas”, da série de quatro poemas de Natal de Manuel Bandeira, além do ciclo natalino do folclore fluminense e carioca.

É uma das obras mais populares do compositor, com cerca de 20 apresentações ao vivo, inclusive em Portugal, e duas gravações feitas respectivamente pela TV Cultura e pela antiga TV Educativa, ambas transmitidas para todo o território nacional.

Ao escrever a Cantata de Natal, a proposta do compositor foi a de compor uma obra de comunicação imediata, mesmo para um público não iniciado em música coral sinfônica. Ele procurou criar um clima de Natal brasileiro, diferente daquele com pinheiros cobertos de neve. Mais que brasileiro, um Natal fluminense e carioca, com as lapinhas interpretando o sentimento do catolicismo popular do Estado do RJ, sem perder o caráter universal da festa. A música é tonal e despojada.

 

 

Serviço:

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n° – Centro

Lotação – 2.226 lugares

Ingressos na bilheteria ou no link: https://www.ingressorapido.com.br/event/33745-1/d/68132

Classificação etária: Livre

Instagram: @theatromunipalrj

Facebook: https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/

Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/programacao/cantata-de-natal-de-ricardo-tacuchian/

O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

 

 

 “Alertamos que, nos dias de espetáculos, é proibida a entrada no Theatro usando bermuda e/ou chinelos.”

 

 

 

 

Créditos: Assessoria Theatro Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *