Renascidos e O Filho do homem são os grandes premiados na FICC e Luiz Eduardo Toledo indicado como melhor ator coadjuvante
A FICC encerrou com Festa na Sala Cecília Meireles

Foto: Salvador Scofano
Entre os dias 05 e 07 de dezembro, aconteceu a VII edição do FICC – Festival Internacional de Cinema Cristão, na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio e no dia 08 foi realizada a cerimônia de premiação. O festival ficou marcado por premiações de filmes das cinco regiões do Brasil e exterior. O ator Luiz Eduardo Toledo, indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante do longa Renascidos, agradeceu a indicação e disse que estava muito feliz, pois se identificou muito com seu personagem Tito. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou com Fifo Benicasa-O Filho do Homem.
“Renascidos” foi um dos mais premiados da noite, o longa faturou prêmios na categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz-Fran Maya, Melhor Atriz Coadjuvante-Monalisa Vasconcelos, Melhor Roteiro, Melhor Trilha/Música. “O Filho do homem” também faturou diversos prêmios: Melhor Filme Evangelístico, também levou nas categorias de Melhor Ator-Allan Ralph, Melhor Fotografia , Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

Foto: Divulgação
Luiz Eduardo, que no cinema também esteve em “Os Dez Mandamentos” e “O Calvário”, foi indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante ao lado de Fifo Benicasa e Dedé Santana. Em sua rede social, disse que se identificou muito com seu personagem e parabenizou Fifo. Aos 14 anos, o ator que já atuou nas novelas “Os Dez Mandamentos”, Apocalipse”, “Jesus”, entre outras, pela Rede Record e em “A Dona do Pedaço” pela TV Globo, agradeceu a Deus, aos pais, ao diretor Jefferson Nali, a roteirista Luciana Costa, todo elenco e equipe. Ele, que no teatro esteve em “O Menino Maluquinho” “O Gato de Botas” “João e Maria”, “Mary Poppins”, “O Pequeno Príncipe”, entre outros espetáculos, disse que metade da sua vida passou atuando e se dedicando a arte.
“Se vc viu Renascidos ou qualquer outro trabalho meu nos palcos, na TV, no telão ou na web e de alguma forma seu ❤️ foi tocado, foi pq valeu a pena. Minha caminhada está só começando e o primeiro tapete vermelho a gente nunca esquece. Obrigado!!! 🙌🏼🏆”, Luiz Eduardo Toledo.

Foto: Salvador Scofano
A festa teve início com o pianista João Carlos Assis Brasil, o coral Hermom e apresentação de hip hop. Participaram ainda do evento muitos artistas, autoridades e celebridades. A cerimônia da tarde de domingo, dia 08 de dezembro, ficou marcada por cada prêmio recebido, como melhor filme, melhor roteiro, atriz, ator, melhor filme de inclusão social, animação, game, entre outros. Ao todo foram 23 categorias e o prêmio especial, reconhecendo talentos, dedicação, superação, desafios e muito trabalho de cada ator, diretor, produtor, roteirista, artistas, músicos, que apresentaram os seus trabalhos no FICC.

Foto: Salvador Scofano
A Sala Cecília Meireles recebeu a participação especial de autoridades do Governo Federal, representado pela Secretária do Audiovisual, Katiane Fátima de Gouvêa e o Superintendente do Desenvolvimento Econômico da ANCINE, Sr Edilásio Barra Junior e de artistas como, a cantora Débora Pinheiro, vencedora da primeira temporada do Canta Comigo na Rede Record, a participação musical do vice-governador do RJ, Cláudio Castro com a cantora Karen Keldani e o Trio SDS. Além das cantoras Ana Nóbrega e Cassiane Oliveira, o ator André Ramiro, a apresentadora Alexandra Gomes e o jornalista e cineasta Daniel Brunet.

Foto: Salvador Scofano
A Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros esteve presente na cerimônia, falou da importância da produção de filmes para o Estado do Rio de Janeiro e lançou no palco o FICC na PRAÇA, juntamente com a diretora e idealizadora do FICC, Verônica Brendler que em 2012 realizou a Primeira Mostra de Cinema Cristão no país acrescentou a importância de destacar o Melhor Filme Fluminense como nova categoria do FICC, um incentivo para novas produções.
“Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi ver um cineasta ateu no palco, reconhecendo o quanto o cinema cristão é importante e que os ensinamentos de Cristo o impactaram. Gratidão por esse trabalho que leva o amor e fomenta valores” – completa Verônica.

Para entregar o Prêmio de melhor filme esportivo, dois exemplos de superação: WG da rua, campeão brasileiro de basquete de rua e Jonas Licurgo Ferreira, recordista brasileiro, sul-americano e das Américas e ainda Medalha de Ouro no Parapan de Toronto no Canadá 2015.
“Todos têm direito a inclusão, a bola representa o esporte e a caneta a educação”, WG destacou a importância deste encontro.

Foto: Salvador Scofano
O festival também estreou esse ano a marca FICC MARKET em formato de feira audiovisual, na Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro, e foi elogiado pelo público. Além de participar das palestras com diversos conteúdos gratuitos, todos os inscritos e convidados puderam assistir a cerimônia de premiação, na Sala Cecília Meireles, que estava lotada.
O material recebido como colaboração para entrada no festival (livros e filme em DVD) passou a fazer parte do acervo fixo da Biblioteca para uso público. Todos os visitantes receberam certificados de participação.
Confira os filmes premiados:
LONGA METRAGEM
Melhor Filme: Renascidos
Melhor Ator: Allan Ralph – O Filho do Homem
Melhor Atriz: Fran Maya – Renascidos
Melhor Ator Coadjuvante: FifoBenicasa – O Filho do Homem
Melhor Atriz Coadjuvante: Monalisa Vasconcelos – Renascidos
Melhor Roteiro: Renascidos
Melhor Fotografia: O Filho do Homem
Melhor Direção de Arte: O Filho do Homem
Melhor Figurino: O Filho do Homem
Melhor Trilha/Música: Renascidos
OUTRAS CATEGORIAS
Curta Metragem: Fala Comigo!
Media Metragem: A Triste Figura
Clip Musical: Chegou a minha vez – RaonyFarsura
Animação: Banho de Piscina
Produção de Minuto: Saco de pancada
Documentário: Os Superidosos
Série: Teletestai
Game: Escoteiro – Educação Ambiental
Filme Estrangeiro: Restaurados
Melhor Filme Teen: Nossas Contas
Melhor Filme Evangelístico: O Filho do homem
Melhor Filme Esportivo: Saco de Pancadas
Premio Socio Ambiental: Under The Sun
PRÊMIO ESPECIAL
Youtuber: Marcelo N. Reis – Jedicon
Humorista: Canal Trinca
Publicitário: Celular – O Cigarro do Século XXI
Teatral: Torturado por sua Fé
Igrejas: Play desing
Premio Especial de Roteiro: Sinal de luz
Confira as fotos:
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação – FICC/ Assessoria Luiz Eduardo Toledo