Caminhos da Reportagem investiga surto de sarampo nesta terça (22/10)

Foto: Divulgação TV Brasil

O programa Caminhos da Reportagem traça um panorama sobre as causas do surto de sarampo que registra um numero alarmante de casos em 2019. A importância da prevenção através da vacina é um dos motes da matéria especial que a TV Brasil exibe nesta terça (22), às 21h30.

A produção da emissora pública consulta médicos, profissionais de saúde e pacientes para entender o que levou ao aumento da ocorrência no país, especialmente em São Paulo. Os entrevistados dizem de que modo enfrentaram essa grave doença infecciosa altamente contagiosa.

Com reportagens de Aline Beckstein e Bianca Vasconcellos, o programa ainda traz esclarecimentos para a população. O Caminhos da Reportagem explica os benefícios da vacinação para prevenir a doença, destaca os sintomas do sarampo e orienta como lidar com essa infecção já que não existe tratamento.

A atração jornalística revela que só este ano, até o fechamento da edição “Sarampo, o perigo está de volta“, mais de 7.600 casos foram confirmados no estado de São Paulo, além de 12 mortes decorrentes da doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

Desde 1997, o estado não registrava mortes por sarampo. Com isso, o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença e começa a importar a vacina da Índia para repor o estoque. Este mês, outros quatro países europeus apresentaram condição semelhante: Reino Unido, Grécia, República Tcheca e Albânia.

O Caminhos da Reportagem destaca a relevância da segunda dose da vacina contra o sarampo, explica as consequências do movimento antivacina em países da Europa e também no Brasil, além de abordar os diagnósticos imprecisos de uma doença que não aparecia nos postos de saúde do país há pelo menos duas décadas.

No ar às terças, às 21h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na programação da TV Brasil nos fins de semana quando o programa é exibido na madrugada de domingo para segunda-feira, à meia-noite.

No site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem é possível ver as edições anteriores do programa. As reportagens da atração jornalística da emissora pública também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

 

Serviço

Caminhos da Reportagem – terça-feira, dia 22/10, às 21h30, na TV Brasil

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 27/10, para segunda-feira, dia 28/10, à meia-noite, na TV Brasil

Caminhos da Reportagem – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

 

 

 

 

 

 

Fonte/ Créditos: Assessoria TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *