Editora Melhoramentos: Ziraldo, Mauricio de Sousa e Gabriel O Pensador na Bienal Rio

Foto: Divulgação

A sede histórica da Melhoramentos na Rua Tito, em São Paulo, foi escolhida para tematizar o estande da editora, durante a Bienal do Livro Rio, de 30 de agosto a 08 de setembro, no Riocentro. O icônico edifício que hoje abriga a Casa Melhoramentos, o mais novo e moderno centro cultural de São Paulo foi a Casa da Moeda Paulista, durante a Revolução de 32. A escolha do tema não poderia ser mais emblemática, já que em seus quase 130 anos de vida, a editora tem em seu histórico mais de 8 mil títulos lançados e traz para a Bienal Rio alguns dos lançamentos mais esperados do ano.

Ziraldo, já lançou pela Melhoramentos mais de 150 títulos e vendeu 8 milhões de exemplares – mais de 350 mil deles no exterior. Para essa edição, Ziraldo vem novamente acompanhado de dois nomes de peso da literatura nacional, Mauricio de Sousa e Manuel Filho, que, juntos, lançam o segundo livro do crossover das mais amadas histórias infantis, 5, 4, 3, 2, 1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço. O evento de lançamento será dia 31, às 14h no estande da Editora Melhoramentos. Mauricio e Manuel autografarão 60 livros com senhas distribuídas com uma hora de antecedência. No dia 07, o cartunista Edra autografa o livro em homenagem ao Ziraldo, Ao Mestre com Carinho – no traço de 85 talentosos cartunistas.

O pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, lança no dia 01, domingo, às 17h, o livro que conta a aventura dessa turma no outro lado do mundo em UmaViagem do Brasil ao Japão. Escrito em parceria com José Santos, a obra apresenta curiosidades e costumes do país sede das olimpíadas 2020 e homenageado nesta edição da Bienal Rio. Os autores também estarão no espaço “Pela Estrada Afora…”no dia 03, às 11h30. José Santos ainda fará duas contações de histórias sobre o Chico Bento no Japão, no estande da Melhoramentos nos dias 31 e 1°, às 11h. Os personagens da Turma da Mônica, Tikara e Keika, aportam no estande nos dias 03 e 04, ao 12h30 e às 16h30, respectivamente. Mônica e Cebolinha estarão no dia 05, às 11h30 e nos 06, 07e 08 sempre às 13h30.

Gabriel O Pensador, faz sua estreia na Melhoramentos com dois livros infantis que já são sucesso. A Melhoramentos relança os livros Diário Noturno e Um Garoto Chamado Rorbeto, este último ganhador do Prêmio Jabuti de 2006. A sessão de autógrafos acontece no dia 5 de setembro, às 15h30.

Tiago de Melo Andrade lança Cachorro de Pano, sobre um cãozinho de pano que era um companheiro de aventuras, mas que um dia some. Tiago estará na programação oficial do evento do dia 05, às 13h45. Santiago Nazarian, que estreou no universo infantil com o livro A Festa do Dragão Morto, acompanha o autor mineiro na conversa que acontece no espaço infantil “Pela Estrada Afora…” no dia 8, às 13h45. Às 15h30 os autores estarão no estande da Melhoramentos.

Ainda no “Pela Estrada Afora…”, o autor Marco Haurélio, estará no dia 04, às 16h30, com seu lançamento A Jornada Heroica de Maria. Já Rogério Andrade Barbosa leva brincadeiras africanas com seu livro, Kakopi, Kakopi! no dia 05, às 15h. Para o público juvenil, a Melhoramentos traz o livro da autora Sandra Saruê, A Casa de Praia. A autora conversa com os jovens no dia 04, às 13h45.

g

 

Educação Sem Fronteiras

A mais completa linha de dicionários do Brasil estará à disposição dos visitantes da Bienal do Livro. Há décadas líder absoluta no mercado, a linha de dicionários Michaelis tem sido atualizada e acrescida de novas obras, tornando-se referência tanto no Brasil como em Portugal.

Quem adquirir os dicionários da linha escolar Português, Inglês e Espanhol estará contribuindo com a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, entidade beneficiada este ano pelo programa Cidadania ao Pé da Letra. Em sua 16.ª edição, a campanha reverte parte dos recursos apurados com a venda dos dicionários para projetos educacionais, sociais, ambientais, de saúde, entre outros. A Fundação Dorina Nowill, ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Instituto Ayrton Senna, GRAAC, WWF e SOS Mata Atlântica, estão entre as entidades já beneficiadas.

Livros Interativos

Os livros interativos da Melhoramentos promovem um convite à experiência da leitura compartilhada entre crianças, familiares e quem mais quiser entrar na brincadeira. Exemplares da Disney, Marvel, Pixar, Dreamworks Nickelodeon e o lançamento inédito do Snoopy também estarão presentes com a Melhoramentos na Bienal.

h

 

Gastronomia

No segmento gastronômico, será lançada a obra Tailândia Cores & Sabores. Ao longo de mais de 200 páginas reunidas em relato inédito no Brasil, o jornalista Cadu Oliveira conta suas descobertas na viagem que fez a partir da capital Bangkok. Ele percorreu o país de Norte a Sul, em busca da essência da culinária tailandesa, em suas origens e diferenças regionais, passando por mercados, feiras, restaurantes, bares, excentricidades, chefs e cozinheiros, sem esquecer as receitas clássicas como o Pad thai, Som tam e muitas outras que a consagraram mundialmente.

g

 

 

 

 

 

Créditos: Joribes Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.