Ricardo Cruz se apresenta e estreia como palestrante do festival da cultura japonesa no Rio

Além de tocar sucessos da cultura pop, Ricardo Cruz vai dividir sua experiência com o público do Rio Matsuri em uma palestra no festival da cultura nipônica que acontece no Riocentro

 

Foto: Divulgação/ Danthi Comunicações

Músico e tutor do idioma japonês, Ricardo Cruz vai estrear como palestrante no Rio Matsuri, festival da cultura japonesa que acontece no Riocentro, na zona Oeste do Rio de Janeiro, de 25 a 27 de janeiro. Em sua primeira experiência em uma roda de conversa com o público, o único estrangeiro que integra o JAM Project – banda de veteranos que cantam temas de animes e seriados nipônicos -, a grande referência da cultura pop japonesa no Brasil conta sua trajetória de fã a influenciador.

O portal de Ricardo Cruz para a cultura japonesa foi a TV Manchete, onde passava Jaspion, Changman e Cavaleiros do Zodíaco. Como boa parte das crianças e adolescentes daquela época, ele ficou fissurado por esse mundo, mas nele, esse tipo de arte, narrativa, o design, as músicas bateram de uma forma diferente e mais forte. Ele passou a frequentar o bairro da Liberdade, em São Paulo, onde está concentrada a comunidade japonesa e ter acesso a publicações que não existiam no Brasil.

 

“Eram os próprios japoneses que mandavam as revistas e livros pra colônia daqui. Também descobri locadoras de vídeo com fitas amadoras, gravadas com a programação da TV japonesa, que parentes japoneses enviavam pra cá. Naquela época não tinha internet, essa era a minha fonte de pesquisa. Muitas vezes eu ia com o dicionário na mão pra tentar decifrar o que estava escrito nas etiquetas dos vídeos”, resumiu.

 

O músico está ansioso em participar do Festival do Japão do Rio de Janeiro, pois além de se apresentar com o show, com um pot-pourri de músicas famosas, que marcaram várias gerações de fãs de animes e seriados, ele vai ter a chance de mostrar às pessoas o quanto é possível sonhar, explorar seus próprios potenciais até o limite. 

 

“Contando a minha história, quero trazer essa empolgação pro público, responder perguntas e, principalmente, motivar as pessoas”, Ricardo Cruz.

 

 

Fonte: Danthi Comunicações

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: