G.R.E.S Nenê de Vila Matilde comemora 70 anos de fundação nesta terça

Para o carnaval de 2019, a Nenê de Vila Matilde homenageia sua madrinha: Portela com o enredo “A majestade do samba chegou! Corri pra ver… pra ver quem era. Chegando lá, era a Nenê e a Portela“.

 

Foto: Divulgação

O ano de 2019 promete iniciar com muita alegria e em ritmo de carnaval. No dia 1º de janeiro, a agremiação que possui 11 títulos do Carnaval de São Paulo, entre eles, dois tricampeonatos até 2000, eleita a escola com mais títulos do carnaval, fato que a corou como a “Campeã do Século”, o G.R.E.S Nenê de Vila Matilde comemora 70 anos de fundação. Afilhada da carioca Portela, a Nenê de Vila Matilde, protagonizou a primeira roda de samba televisionada, em 1970, quando a TV exibiu esse batizado para todo o Brasil. Também foi a primeira escola a possuir uma quadra coberta, inaugurada em 1968.

A escola é uma das mais tradicionais de São Paulo. Foi fundada em 1949 por Alberto Alves da Silva, que foi presidente por 47 anos, até passar o comando, em 1996, para seu filho, Alberto Alves da Silva Filho (Seu Nenê). Mesmo com problemas de saúde, continuou a desfilar em todos os anos seguintes. Seu Nenê faleceu em 2010, deixando a lacuna de grande patriarca do Carnaval Paulistano e recebendo de todos a admiração por ter construído uma das maiores festas de São Paulo.

Fundada por um grupo de sambistas que na década de 40 faziam rodas de samba no Lardo do Peixe, no bairro da Vila Matilde, zona lesta de São Paulo. A agremiação nasceu como escola de samba, ao contrário de algumas das outras agremiações de São Paulo, como Camisa e Vai-Vai, que foram fundadas como cordões. Nos anos 50 e 60, junto com outras escolas da época, como a Lavapés e a Unidos do Peruche, ajudou a criar a identidade do carnaval da cidade, propiciando o crescimento dessa festa paulistana.

Em 2010, Rinaldo Andrade, o Mantega assume a agremiação e a missão de substituir um dos maiores patriarcas do samba brasileiro, o Seu Nenê. Desde 80, Mantega dedicava parte da sua vida na escola de samba. Começou desfilando em algumas alas da escola e, foi em 2009, que chegou na direção de Harmonia. Desde 15 de junho de 2010, Mantega está à frente da Nenê de Vila Matilde.

 

A agremiação desfilará no dia 3 de março (domingo) e será a quarta escola a desfilar no Sambódromo de São Paulo.

 

 

Endereço: Rua Júlio Rinaldi, 1 – Vila Salete – Zona Leste de São Paulo
Entrada: Gratuita
Estacionamento próprio ao lado da quadra: R$ 15,00
Informações: (11) 2597-5158

Acessem:
Instagram: @nenedevilamatildeoficial
Facebook: oficialdevilamatilde
Site: www.gresnenedevilamatilde.com.br

 

 

 

Créditos: Marcela Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *