Exposição Emeric Marcier na Galeria Evandro Carneiro Arte

 

Igreja S Francisco
Foto: Divulgação

A Galeria Evandro Carneiro Arte apresenta de 15 de setembro a 13 de outubro a exposição de Emeric Marcier. A mostra reúne vinte e oito obras, distribuídas em telas a óleo e aquarelas do artista. Parte do acervo é inédita ao público.

Considerado um dos mais importantes pintores modernos no Brasil, o romeno, radicado no Brasil por quase meio século e naturalizado brasileiro, dedicou grande parte de sua vida e obra à produção de pinturas de arte sacra, retratos e paisagens mineiras. A exposição reúne recortes dessa trajetória, trazendo ao público obras como Autorretrato (1990) – uma das últimas telas produzidas por Marcier no ano de seu falecimento-, Cristo da cana verde (1956), Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rey, MG (1948), Ouro Preto (1966), Mariana (1968) e Lava Pés (1968). Há também na mostra a obra Torre de Babel que foi um estudo para a Capela de Mauá (SP) e aquarelas de paisagens europeias.

Marcier autoretrato
Foto: Divulgação

As obras da exposição foram cedidas pelo filho do artista, Matias Marcier. A curadoria da mostra é de Evandro Carneiro.

Emeric Racz Marcier, nasceu em 21 de novembro de 1916, em Cluj, na Romênia. Judeu de origem, converteu-se ao catolicismo já no Brasil, por influência de seus amigos Murilo Mendes, Jorge de Lima e Lúcio Cardoso, que foi seu padrinho de batismo. De personalidade intensa, na primeira página de sua autobiografia, Deportado para a Vida, se declara um humanista, algo anarquista e a sua história confirma que a liberdade e a vocação artística sempre o guiaram. Sua obra mural é muito extensa tanto em afresco como em óleo. Diversas capelas, o grande painel da Guerra de Troia em Cataguases, os afrescos do Edifício Golden Gate na Av. Atlântica e o Painel Motivos do Rio de Janeiro pintado a pedido do Governador Carlos Lacerda, em 1963, para o BEG e que hoje está no Museu do Ingá, em Niterói, são bons exemplos da magnitude de sua obra.

 

Serviço:

Marcier cristo verde
Foto: Divulgação

Exposição Emeric Marcier

Galeria Evandro Carneiro Arte: Rua Marquês de São Vicente, 124 (Shopping Gávea Trade Center). Lojas 108 e 109.

Abertura: dia 15/9, sábado, das 17h às 20h

De 15 de setembro a 13 de outubro.

Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 19h.

Telefone: (21) 2227.6894

Estacionamento no local.

 

 

One thought on “Exposição Emeric Marcier na Galeria Evandro Carneiro Arte

  • 16 de setembro de 2018 em 14:10
    Permalink

    Excelente mostra. Grande artista . Parabéns ao Mathias e ao Evandro .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: