Casa Fluminense lança Agenda Rio 2030 e plataforma digital Rio Por Inteiro no 11º Fórum Rio neste sábado

Foto: Mazé Mixo – Trella Comunicação

A versão 2018 da Agenda Rio, uma publicação da Casa Fluminense que reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e seus 21 municípios, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes da ONU em sua Agenda 2030. O lançamento oficial do documento acontece neste sábado (23 de junho) no Campus da Uerj em São Gonçalo, durante o 11º Fórum Rio, a partir das 10h, apresentando metas distribuídas em soluções para, por exemplo, segurança pública, mobilidade urbana e saneamento básico. Além do documento, o encontro também vai lançar a plataforma Rio Por Inteiro – que está sendo chamada de ‘Tinder político’. 

Há um prazo para que se cumpram os objetivos indicados pela ONU que se aproxima cada vez mais e, faltando apenas 12 anos para terminar, a Casa Fluminense chama atenção para a necessidade de planejamento e implementação de estratégias de alcance para essas metas. Para Vitor Mihessen, coordenador de informação da instituição, a Agenda Rio 2030 sugere soluções de baixo custo e alto impacto, algo que possa colaborar com os planos de governo das candidaturas ao legislativo em 2018. 

Ao todo são 40 propostas que apontam caminhos para uma melhor gestão metropolitana, para a geração de emprego e renda, além de sugestões para saúde, educação e acesso à cultura. A partir desses temas, a publicação ainda traz uma síntese das propostas, cenários e contextos de cada uma delas; alguns indicadores para 2022 e 2030, além de um mapeamento de territórios-chave. O coordenador executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira, também destaca a importância de descentralizar o acesso à informação e as propostas de construção de políticas públicas do eixo Centro-Zona Sul.

O 11º Fórum Rio e a versão 2018 da Agenda trazem à tona questões que afetam as 21 cidades da metrópole e sinalizam que é essencial identificar as urgências de cada região de acordo com as necessidades indicadas pela população local. Entender que elas não são, necessariamente, iguais também é um dos desafios.

 

SERVIÇO

11º Fórum Rio – Por mais oportunidades na metrópole

  • Lançamentos: Agenda Rio 2030 e plataforma Rio Por Inteiro

Data:  23 de junho

Horário: 10h às 17h

Local: Campus Uerj São Gonçalo

End.:. Rua Dr. Francisco Portela, 1470 Patronato – São Gonçalo – RJ

 

Por: Trella Comunicação

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: