Conheça 5 Hábitos para lidar com frustrações no trabalho

Foto: Divulgação

O  CEO do Grupo Melza, Eduardo Mello, ensina cinco formas inteligentes para lidar com as frustrações no trabalho. As vezes acontecem fatos que deixa o profissional desanimado em seu local de trabalho, coisas como perder uma promoção, depois de trabalhar duro para conquista-la; ver alguém levar os créditos em algo que você fez; ter um projeto rejeitado; entre outros fatores. Todos precisam aprender a lidar com essas questões, e para isso o CEO indica cinco hábitos emocionalmente inteligentes que podem ajudá-lo a manter a calma.

1 – Espere para reagir

Obviamente, não é assim tão fácil. Nós temos impulsos antes de pensarmos. Mas até um segundo pode fazer uma enorme diferença. Se você puder praticar dando a si mesmo apenas um breve momento para pensar sobre sua reação, você pode ganhar muito mais controle sobre o que acontece a seguir. Todos conhecemos pessoas cuja explosão de raiva lhes custou a boa vontade, as promoções e as oportunidades de carreira, e geralmente os impediu de viver na vida.

Quando for confrontado com uma forte emoção de qualquer tipo use essa dica: preciso de um segundo para pensar. Se você tiver que se retirar temporariamente de uma situação, faça isso. O primeiro passo crucial é simplesmente perceber esses sentimentos negativos cedo o suficiente para decidir não reagir ainda.

 

 

2 – Nomeie o sentimento

Este é o próximo passo lógico. Ser capaz de nomear como você está se sentindo tira um pouco do poder que nossas emoções mais desagradáveis ​​têm sobre nós. Descrever um sentimento lhe dá uma certa distância, permitindo maior clareza. E é possível atribuir um nome à experiência que você está tendo mais rapidamente do que você pode escolher a resposta certa para isso.

 

 

3 – Compartilhe como você se sente com alguém que pode ser objetivo

A pior coisa a fazer é lamentar-se com os outros que têm as mesmas queixas que você. A miséria adora companhia. Essa atitude pode até parecer boa (e reconfortante) na época, mas não é produtivo e vai mantê-lo preso em um ciclo vicioso. A abordagem mais emocionalmente inteligente é encontrar alguém que seja um ótimo ouvinte e removido o suficiente da situação para oferecer um ponto de vista objetivo imparcial. Isso geralmente é alguém que não tem interesse nas circunstâncias de uma forma ou de outra. Ao explicar o que aconteceu, tente compartilhar apenas os dados, não suas opiniões ou sentimentos.

 

 

4 – Refletir sobre a situação como um observador externo

Tente analisar para a situação como alguém do lado de fora olhando para dentro. Faça uma tentativa honesta de tentar e ver as coisas do ponto de vista de todos os envolvidos. Suspenda o julgamento, se puder, e invente tantas explicações possíveis para o que ocorreu, como você pode pensar – não importa o quão improváveis ​​elas possam parecer.

Este exercício é difícil, mas pode ajudá-lo a identificar explicações alternativas para a situação que o deixou tão chateado. A questão difícil é:

 

“Qual foi a minha parte nisso – tanto o positivo quanto o negativo?”

 

Pode haver um aprendizado valioso nisso, mas, no mínimo, esse hábito lhe dá tempo para se refrescar e redirecionar sua frustração para outro lugar.

 

 

5 – Imagine que é um ano depois

Pergunte a si mesmo o quanto isso será importante para você daqui a um, cinco ou dez anos. Considere seus objetivos e planos de longo prazo e pense em como isso tudo se encaixa onde você quer estar no futuro. É realmente uma batalha que vale a pena lutar, ou será melhor para você, a longo prazo, deixá-la ir e seguir em frente? Quais serão os prováveis ​​resultados das escolhas que você fizer a partir de agora, e como eles vão ajudar ou atrapalhar você?

Sentir-se chateado pode parecer algo que acontece com você – é um surto de emoções negativas que você não pode controlar. Mas ao praticar essas técnicas, você pode começar a perceber que ainda tem uma escolha: você não pode se impedir de se sentir irritado, revoltado, mas muitas vezes pode controlar o que faz a respeito.

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