Tudo que se toca vira arte – videoinstalações no Centro Cultural Justiça Federal inaugura dia 25 de maio

Foto: Divulgação Clipe

O Centro Cultural Justiça Federal inaugura no dia 25 de maio a exposição TUDO QUE SE TOCA VIRA ARTE com vídeos do Coletivo PapaImagem. Todos os vídeos apresentados foram realizados com celular e instalados no espaço da galeria. O vídeo é expandido para além dos limites da tela do monitor, o olhar vai além do contemplativo, ganha volume e novo significado, ampliado em estética e conceito. O espaço arquitetônico integra o processo criativo e o corpo do espectador dialoga com a obra. A curadoria é de Lúcia Avancini.

Na inauguração haverá ação performática do artista e músico Gustavo Torres (http://gustavoxtorres.com/), som experimental.

O Coletivo PapaImagem, nesta exposição, transita entre quatro correntes conceituais: o vídeo como escrita, o vídeo como performance (corpo), o vídeo plástico e a espacialização da imagem. Com sua obra, convida o espectador a dar um salto para fora do seu pensamento. Rachar o estabelecido para enxergar o não visto, o nublado.

Os vídeos representam os 4 conceitos básicos de pesquisa do Coletivo PapaImagem: o olhar, o corpo, a escrita e o espaço. São seis videoinstalações, resultado de leituras, reflexões e discussões do grupo sobre as temáticas, que estão no cotidiano: Vemos o que vemos ou vemos aquilo que nos mostram?, Censurar arte visual?, Demais nunca é o bastante,  Um grito de alerta para a natureza, Cartas poéticas e  Os outros: poética do espaço urbano.

O Coletivo PapaImagem, formado por quatro mulheres de diferentes olhares estéticos e ofícios, porém engajadas no mesmo discurso social, tem como proposta conceitual a experimentação e a pesquisa em videoarte e videoinstalação. Busca um espaço comum para interação, difusão e os cruzamentos possíveis entre arte, tecnologia e espaço.

 

www.papaimagem.com

Segmento: vídeoinstalação e performance sonora

SERVIÇO

Exposição: TUDO QUE SE TOCA VIRA ARTE – Obras do Coletivo PapaImagem

Curadoria: LÚCIA AVANCINI

Inauguração: 25/05/2018, às 19h

Visitação: 26/05 a 08/07 de 2018

terça a domingo, das 12h às 19h

Galerias do 1º andar

Visita orientada dia 16 de junho, sábado, às 17h

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Rio de Janeiro – RJ

(21) 3261-2550

www.ccjf.trf2.jus.br

Livre para todos os públicos

Entrada franca

https://youtu.be/FVz_larnLys 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: