Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro recebe mostra “A Comunicação e a Sociedade”

Pavilhão de Exposições Temporárias
Foto: Divulgação

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, que fica dentro do Parque da Cidade, na Gávea, exibe desde o dia 15 de maio, a exposição A Comunicação e a Sociedade. A mostra faz parte da comemoração pela 16ª Semana de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em homenagem ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), e que tem como tema deste ano “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

O Museu presenteia seu visitante com uma breve reflexão sobre a evolução dos meios de comunicação e suas formas de utilização no século XIX. O visitante entrará em contato com objetos que remontam a comunicação da sociedade antes do meio virtual. Em um mundo globalizado onde a comunicação precisa ser eficaz e rápida, receber uma correspondência, via postal, é algo considerado, por muitos, “obsoleto”.

Além da mostra A Comunicação e a Sociedade, o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro exibe, também, até setembro, as mostras Imagens do Rio Oitocentista e Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta.

Maquina de Escrever Séc XX
Foto: Divulgação

A exposição Imagens do Rio Oitocentista, localizada no 3º andar do Pavilhão de Exposições Temporárias, presenteia o seu visitante com uma viagem pelo Rio antigo. Reunindo gravuras de desenhistas, aquarelistas, pintores e fotógrafos, a mostra apresenta a cidade de outrora, permitindo a visitação de seus espaços e construções, alguns dos quais não resistiram às mudanças do tempo como, por exemplo, o prédio da Academia de Belas Artes. É possível ir do terraço do Passeio Público aos Arcos da Lapa; de São Cristóvão ao Jardim Botânico. São registros do Rio de Janeiro e de cenas do seu cotidiano, captadas e apresentadas por artistas residentes ou de passagem pela urbe carioca do século XIX. Seja pelo olhar de Maria Graham, de Victor Frond e de tantos outros.

Já a mostra Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta, localizada no 1º e 2º andar do equipamento, é composta por 48 imagens e objetos, divide-se em dois eixos: locais, vistas e paisagens; e solenidades e cotidiano, remetendo as memórias da nossa cidade e de sua gente. Pelas lentes de Augusto Malta, a mostra permite uma conexão com o passado e a reconstrução da história do Rio de Janeiro.  

A gestão e produção é assinada pela Arte Cultura Gestão & Produção Cultural.

 

 

Serviço:

Mostra A Comunicação e a Sociedade (exibição de 15/5 até 8/6)

Mostras Imagens do Rio Oitocentista e Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta (exibição até 29/9)

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: Estrada Santa Marinha s/nº. Parque da Cidade. Gávea. RJ.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h. Funciona nos feriados.

E-mail para agendamento de visitas monitoradas: visitasmhc@gmail.com

Entrada gratuita.

Classificação livre.

Site: http://museudacidadedorio.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/MuseuHistoricodaCidadeRJ/

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: