Eduardo Mello ensina como liderar com sucesso

O que faz de uma pessoa realmente um bom líder?  O desenvolvedor de carreiras do grupo Melza ensina como lidar com as adversidades e mostra como deve ser um líder 

 

Foto: Divulgação

O desenvolvedor de carreiras, consultor, palestrante e CEO do Grupo Melza, Eduardo Mello, alerta que “Liderança” pode parecer uma competência simples e que alguns até acreditam que um líder já nasce com seu DNA diferente. Outros apostam em cursos e aprendizagem para se tornar um líder. A primeira coisa a se entender é o que significa liderar e isso depende da estratégia definida pela empresa. Uma estratégia bem definida ajuda na liderança, basta seguir o modelo proposto pela empresa (respeitando a cultura, ética e visão da empresa). O problema é que muitas vezes a empresa quer que o líder defina esse modelo e é aí que a tudo se mistura e o líder deve se tornar um gestor.

Eduardo explica que primeira ação deste líder é conhecer as raízes da empresa, como ela funciona, como ela se mantém no mercado, seu relacionamento com os concorrentes, fornecedores e funcionários.

 

“É um mapa trabalhoso de se montar, mas quando bem feito facilita muito a função do líder”, conclui.

 

Outra característica é o trato com o público (tanto interno quanto externo). Um líder deve encantar esse público, fazer inveja na concorrência, ser preferência dos fornecedores, clientes e principalmente com seus subordinados. Por sinal, o termo subordinado deve ser retirado do dicionário de um bom líder, que deve enxergar parceiros em suas diversas áreas.

 

“Resistência, resistência e mais resistência. É dessa forma que o líder deve encarar as dificuldades e barreiras”, Eduardo.

 

O consultor disse que a maioria tem dentro si a negativa da mudança. E arrumam variadas desculpas como: Vou ter mais trabalho, Não vai dar certo, Já tentamos antes, Não temos os recursos necessários, Sempre foi assim, mudar para quê?, e cabe ao líder saber lidar com isso.

 

O pior inimigo da mudança é a determinação instintiva de não mudar”, conclui Eduardo Mello.

 

Para o palestrante, um bom líder tem que ter em suas veias a certeza de que só terá sucesso olhando para frente. Mesmo quando tudo parece estar caminhando de forma perfeita, é necessário pensar sempre nos problemas que podem surgir, desta forma o líder consegue pensar em soluções e quando eles chegarem será simples lidar com a situação.

 

“Líderes são como um cubo mágico, cada um começa sua jornada com uma combinação diferente de fatores e dificuldades, mas o objetivo é sempre encontrar uma forma de resolver o cubo e deixar suas faces com as cores corretas”, resume.

 

 

 

Por/ Fonte: Divulgação Zapp News

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista que vai te deixar informado sobre tudo que esta acontecendo na cidade do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: