Peça ‘Marianas: séculos de paredes’ em única apresentação na Arena Dicró, dia 16
Monólogo retrata mulheres de várias gerações que sofrem por amor
O Grupo Amanajé de teatro faz única apresentação do espetáculo ‘Marianas – séculos de paredes’ no dia 16 de março, sexta-feira, na Arena Carioca Dicró, na Penha, Rio de Janeiro. “MARIANAS – Séculos de Paredes” é uma realização do Grupo Amanajé com produção Cenna3 Imagem e Mídia e apoio de: Prefeitura do Rio de Janeiro, Ateliê Maria Ceiça, Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA) e Studio King Rock.
Com apenas uma atriz em cena, a peça fala sobre a dependência emocional da mulher em relação ao ser amado. O espetáculo tem como ponto de partida as Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado, religiosa que viveu no século XVII e se apaixonou pelo Marquês de Chamilly, que lutou em solo português durante a Guerra da Restauração. Mariana era freira do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, Portugal, quando escreveu as Cartas Portuguesas que narram a história de amor e sofrimento e, são consideradas um clássico da literatura mundial.
‘MARIANAS – Séculos de Paredes’ abrange ainda as consequências da opressão sofrida pelas mulheres nos séculos XVII e XVIII. O monólogo retrata a mulher daquela época, seus desejos, paixões, lutas e transformações até chegar à mulher contemporânea, que ainda sofre com a “doença da paixão”.
O espetáculo traz relatos de mulheres que participam do grupo Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA) que passam por dependência emocional, e buscam tratamento contra o apego ao sofrimento. Elas compartilham experiências de sofrimento, dor mas também da recuperação da autoestima. Ao final da peça o público é provocado a participar de um debate com a atriz e autora do espetáculo.
FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Helena Tojal
Colaboração: César Cardoso
Direção: Álexis Diogo
Preparação corporal: Well Santos
Cenografia: Filipe Cruz
Iluminação: Filipe Cruz
Produção: Cenna3 Imagem e Mídia
Foto/arte: RMNZ • FOTO
Realização: Grupo Amanajé
Serviço:
Data: 16 de março de 2018
Hora: 19horas
Local: Arena Carioca Dicró
Rua Flora Lobo, Penha Circular
Tel: (21) 3486-7643
Ingressos: R$30 (inteira) R$15 (meia) – Estudantes, idosos, professores e moradores da cidade do Rio pagam meia.