Maria Madalena estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (15)
A mulher que deixou sua parentela para seguir os passos de Jesus Cristo e foi apontada pelo Vaticano como Apóstola dos Apóstolos, vai fazer o público refletir sobre sua imagem de prostituta
Nesta quinta, 15 de março, estreia o filme Maria Madalena, filme da Universal Pictures International – Brazil, dirigido por Garth Davis. O longa conta a história de uma Maria Madalena (Rooney Mara) que foi considerada prostituta, mas na verdade foi uma das figuras mais enigmáticas da bíblia. A Focus Features apresenta, em parceria com a Film 4 e a Filmnation, produção da See-Saw Films e da Porchlight Films, uma mulher à frente de seu tempo, e que contrariou a sociedade e seus familiares, mesmo contra vontade de alguns apóstolos de Cristo, juntou-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix), para levar a fé a todos que precisassem e desejassem. Foi a primeira pessoa a testemunhar a ressurreição de Cristo. No ano de 2016, Maria de Magdala foi apontada formalmente pelo Vaticano como Apóstola dos Apóstolos, em pé de igualdade com eles e primeira mensageira de Jesus ressuscitado.
O produtor britânico, Iain Canning, co-fundador da See-Saw Films, contou que a descoberta de fragmentos de pergaminho no Egito e na Grécia que eram, supostamente, o evangelho de Maria Madalena, acabou despertando a ideia contar a história de uma mulher que várias gerações já leram na bíblica.
“Quando fazemos um filme, temos que ter alguma espécie de ressonância contemporânea, senão não temos plateia. Achamos que havia espaço para se contar a história de Maria Madalena, que a perspectiva feminina desta história específica da vida e morte de Jesus Cristo era uma nova forma de abordar a história e que ela também discutiria questões contemporâneas.”, conclui o produtor.
O produtor Emile Sherman ainda acrescentou que Maria Madalena foi marginalizada durante séculos e eles queriam devolvê-la ao seu devido lugar, que é o centro da história de Jesus, como um dos apóstolos mais importantes. Ele ainda disse que a história que estão contando atinge o coração de todas as religiões e de toda a humanidade.
“Maria Madalena reconhece que o ‘reino’ ou qualquer que seja a utopia por que lutamos precisa começar dentro de nós mesmos. Nosso espírito está dentro e ocupa o mesmo lugar que o amor e a bondade. A mensagem de Maria Madalena é tão revolucionária hoje quanto sempre foi, e queremos que ela tenha um forte impacto.”, finaliza Emile.
Iain Canning e Emile Sherman contaram também que prestaram atenção aos eventuais prospectos comerciais do filme. Iain disse que não queriam desagradar a plateia cristã, mas também não queriam fazer um filme que o público rejeitasse, pois é uma obra que trata, sob alguns aspectos, de igualdade e feminismo.
“Queríamos encontrar o diretor certo para contar o filme de uma forma que não excluísse as pessoas.”, conclui.
O diretor Garth Davis, que dirigiu Lion – Uma Jornada Para Casa (filme estrelado por Dev Patel e Nicole Kidman e indicado para o Oscar® em seis categorias e premiado com o BAFTA em duas), contou que Malala Yousafzai foi uma das maiores fontes de inspiração para o longa. Ele explicou que algo na história de Malala reflete a história de Maria Madalena, ainda disse que o ato de perdão de Malala, que levou um tiro no rosto do Talibã porque queria ir para a escola e depois ganhou o Prêmio Nobel da Paz, e em seu discurso perdoou o Talibã por seus atos, foi algo fundamental para este filme.
“Quando li o script, eu realmente pensei em como ela me emocionou e como a história de Maria Madalena está nela. Eu me conecto com essa espiritualidade e esse amor. Também gostei muito de como o script era muito humano e relevante.”, finaliza.
Maria Madalena, no Novo Testamento, acreditava que Jesus Cristo era o Messias prometido. No Evangelho de Lucas 8:2, foi feita uma menção, pela primeira vez, de que saíram sete demônios de Maria Madalena. Também não existe nada constatado na bíblia que tenha sido prostituta, ela apenas era da cidade de Magdala que tinha uma reputação de prostituição. Ela esteve presente no julgamento, na crucificação e no funeral de Cristo, presenciou o Mestre sendo espancado e humilhado pela multidão, e ao lado de Maria, foi a primeira pessoa a testemunhar a ressurreição de Cristo, além de ser enviada por Ele para dizer aos outros que Ele estava voltando para o Pai. (João 20: 11-18).
João 20: 16- Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”).
João 20: 17- Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.
João 20: 18- Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera.
Rooney Mara, já foi indicada duas vezes para o Oscar, ela começou sua carreira pouco tempo depois que ingressou na Universidade de Nova York como estudante. Foi durante seus anos de faculdade que decidiu explorar seu interesse por arte dramática. Conseguiu pequenos papéis em filmes independentes e acabou se mudando para Los Angeles, para seguir a carreira em tempo integral. Ela encantou público e crítica pela primeira vez em Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (de David Fincher, com Daniel Craig e Robin Wright), adaptação americana de 2011 do popular romance de Stieg Larsson.
Rooney Mara faz o papel principal feminino de Lisbeth Salander. Por esse papel, ela ganhou o prêmio National Board of Review na categoria de Melhor Revelação e foi indicada para os prêmios Oscar® e Globo de Ouro® na categoria de Melhor Atriz. Entre outros filmes da sua carreira, estão Os Segredos de Tanner Hall (dirigido por Francesca Gregorini e Tatiana von Furstenberg), A Rede Social (de David Fincher), Rebelde com Causa e Um Por Todas e Todas Por Um (com Sam Rockwell).
Sinopse
No cenário da Terra Santa no século I, MARIA MADALENA é a história de uma moça que abandona sua família e pequena vila de pescadores para se juntar a um novo movimento. Inspirada por seu líder carismático, Jesus de Nazaré, e por seus ensinamentos, Maria Madalena parte com os discípulos para Jerusalém, onde se vê no centro da história da fundação do cristianismo. MARIA MADALENA traz uma personagem única e fascinante para o primeiro plano e a coloca no coração da maior história de origem de todos os tempos.
ELENCO
Elenco principal:
Rooney Mara: Maria Madalena
Joaquin Phoenix: Jesus
Chiwetel Ejiofor: Pedro
Tahar Rahim: Judas
Ariane Labed: Raquel
Denis Menochet: Daniel
Lubna Azabal: Susana
Tchécky Karyo: Elisa
Charles Babalola: Andrew
Tawfeek Barhom: James
Ryan Corr: José
Uri Gavriel :Phillip
Shira Haas: Lea
Tsahi Halevi: Ephraim
Michael Moshonov: Matthew
David Schofield: Thomas
Irit Sheleg: Mãe Maria
Jules Sitruk: Aaron
Zohar Strauss: João
Lior Raz: Líder da comunidade de Magdala
Hadas Yaron: Sara
Roy Assaf: Padre do templo
Elenco adicional por ordem de entrada
Valentina Carnelutti: Parteira
Giulia D’Amico: Filha de José e Sara
Davide Cacioli: Filho de Raquel e Daniel
Silvia Bresciano: Filha de Raquel e Daniel
Massimiliano Cutera: Exorcista
Maria Mutolo: Moça cega
Jacopo Olmo Antinori: Homem de Magdala
Maria De Lucia: Criada de Susannah
Theodoros Theodoridis: Lázaro
Sarah-Sofie Boussnina: Martha
Valeria Belardelli: Mulher grávida na vila fantasma
Roberto Sgarbi: Soldado romano na vila fantasma
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Direção: Garth Davis
Produtores: Iain Canning, Emile Sherman, Liz Watts
Roteiristas: Helen Edmundson e Philippa Goslett
Direção de fotografia: Greig Fraser
Montagem: Alexandre De Franceschi, Melanie Oliver
Música: Hildur Gudnadóttir e Jóhann Jóhannsson
Direção de elenco: Jina Jay
Desenho de produção: Fiona Crombie
Figurinos: Jacqueline Durran
Engenharia de som: Robert Mackenzie
Maquiadora e cabeleireira: Marese Langan
Fonte:
http://www.mariamadalenafilme.com.br/
https://www.gotquestions.org/Portugues/Maria-Madalena.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena
Universal Pictures International – Brazil