Gilberto Gil comemora 21 anos de “Pela Internet ” no YouTube Space Rio

“A gente vai ficando velho e o tempo vai ficando novo.”, revela Gilberto Gil

 

Foto: Edna Rocha

 

Nesta terça-feira (30), Gilberto Gil realizou um show exclusivo, no YouTube Space Rio, lançar “Pela Internet 2” e comemorar 21 anos da transmissão de “Pela Internet”. O single, que foi a primeira música a ser transmitida ao vivo por streaming no Brasil, convidava o público a dar boas vindas às tecnologias e suas possibilidades. Durante o evento, Gil apresentou “Pela Internet 2” com novos termos como Homepage, Waze, WhatsApp. O cantor se apresentou ao lado dos filhos, Bem Gil, Pedro Gil e José Gil e do músico Liminha.

No dia 30 de janeiro de 1997, Gilberto Gil gravou e compartilhou com o mundo inteiro a música “Pela Internet”. O single insinuava as possibilidades que a ferramenta reunia e incentivava o público a se apropriar daquele universo. Vinte e um anos depois, em “Pela Internet 2”, ele fala sobre as novas plataformas de comunicação e como todos atualmente estão conectados. Gil soltou a voz no pocket show e apresentou as duas músicas em destaque e outras na mesma temática “Cérebro Eletrônico” e “Futurível”.

 

“Estou preso na rede que nem peixe pescado. É zap zap, é like, é instagram, é tudo muito bem bolado.”, Gil.

 

Foto: Graça Paes

 

Na coletiva, após o show, o cantor disse que a tecnologia está presente em sua vida desde a infância quando acompanhava todas as inovações da área pela Revista “Em Guarda”. E, que com o passar dos anos ele apenas foi seguindo os acontecimentos, acompanhando e se adequando.

Ele também ainda contou que a ideia da primeira transmissão ao vivo pela Internet foi de sua esposa Flora, ela teve a ideia de lançar uma música que fosse através da internet, “Pela internet”, de forma que ela também fosse a primeira música transmitida em tempo real no Brasil. E, como naquela época não existia wifi, o evento reuniu equipes da Embratel, da parceira IBM, músicos, produtores, jornalistas e cabos por todos os lados. Gil disse que os aplicativos dão grande autonomia aos pequenos coletivos.

 

Foto: Graça Paes

 

https://www.youtube.com/user/gilbertogilmusic/featured

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: