Conhecendo Museus apresenta espaço que foi residência do artista plástico Candido Portinari
Autor de cinco mil obras, entre grandes murais como o famoso “Guerra e Paz” e pinturas de tamanho padrão como “O Lavrador de café”, Candido Portinari conquistou fama mundial e sua projeção deu visibilidade a arte nacional no exterior. O programa Conhecendo Museus vai até Brodowski, no interior de São Paulo, visitar o Museu Casa de Portinari, neste domingo, dia 10, às 11h30, na TV Brasil.
O acervo do museu é formado principalmente por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa.Portinari pintava nas próprias paredes. Durante restaurações feitas no local, especialistas descobriram diversas pinturas, entre elas o afresco São Francisco de Assis Pregando pintado em uma das paredes da varanda da casa.
Também faz parte do acervo uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira. O museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.
O Museu Casa de Portinari foi residência da família do artista plástico Candido Portinari, que era filhos de imigrantes italianos, e ao longo dos anos foi criando sua identidade de museu. Inaugurado em 14 de março de 1970, o espaço é constituído por uma imóvel principal e anexos construídos em sucessivas ampliações.
Os visitantes têm à disposição uma maquete digital que mostra as modificações da residência ao longo do tempo. Vale ressaltar que com a ajuda de amigos da família, a casa foi construída quando a região estava começando a ganhar ares de cidade. Em torno dela, outros imóveis foram surgindo à medida que os parentes foram chegando. O resultado é um conjunto de casinhas de construção vernacular.
Serviço:
Conhecendo Museus – domingo, dia 10, às 11h30, na TV Brasil.