Rio Music Market 2017

Em setembro, o Rio de Janeiro será o centro das atenções da indústria da música. Nos dias 12, 13 e 14, o Rio Music Market, um dos mais importantes encontros do mercado de música brasileiro, reunirá importantes profissionais da indústria nacional e Internacional para debater suas constantes transformações no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro.
Além de trazer à discussão assuntos atuais como a melhor utilização e remuneração das plataformas de streaming, alternativas de exportação para a música brasileira e novas possibilidades como o uso da tecnologia de big data para mapear e segmentar o consumo de música e o mercado de trilhas sonoras para games, a quinta edição do evento contará com o show “Caixa de Ódio”, de um dos ícones da vanguarda paulista, Arrigo Barnabé, em uma homenagem às canções de Lupicínio Rodrigues.
Ivan Lins, Leo Jaime, Moska, Roberto Menescal e representantes do Spotify, Deezer, IMusica, WIN(coalisão de associações de música independentes em todo o mundo, cuja sede fica em Londres), Merlin(maior agência de direitos digitais independentes de mundo), da tradicional feira de música MIDEM, que acontece anualmente em Cannes, e ainda empresários, donos de selos e advogados estão entre os convidados das mesas.
“A meu ver, este é o momento de sermos gregários e pensar sobre as questões que dizem respeito ao mercado da música em conjunto e não isoladamente. A versão 2017 do do it yourself é o do it together”, comenta Carlos Mills, diretor da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), que realiza o evento em conjunto com o SEBRAE/RJ.

PROGRAMAÇÃO
TERÇA-FEIRA – 12 de Setembro
10h às 11h (SALA 1) : ABERTURA
Participantes: Wilson Souto Jr. (ABMI), Corciolli (ABMI) e representantes do SEBRAE (nomes ainda a serem definidos)
14h às 15h30 (SALA 1): SINCRONIZAÇÃO
Dicas e melhores práticas para a sincronização (licenciamento) de conteúdo em produções audiovisuais, mercado ainda pouco explorado pelos artistas independentes.
Participantes: Flavia Cesar (Warner Chappell), Lourenço Schmidt (Antfood), Maurício Bussab (Kiwiii), Paulo Calia (selo YB). Mediação: Monyca Motta (MM Rights)
16h às 18h (SALA 1): EXPORTAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA
Profissionais experientes discutem entraves e soluções para a exportação da música brasileira, que apesar de seu potencial não apresenta avanços desde o boom internacional da bossa nova, nos anos 50.
Participantes: Flávio de Abreu (escritório Scubidu Music, empresário de Hermeto Paschoal e Anelis Assumpção), Ivan Lins, Geraldinho Magalhães (escritório Diversão e Arte, empresário de musa do carimbo chamegado paraense Dona Onete) e Nilson Raman (Montenegro & Raman, empresário de Paulinho da Viola). Mediação: Bruno Boulay (Totem Consulting, integrante, por anos, do escritório de exportação de música francesa sediado no Rio de Janeiro)
20h30 às 22h (TEATRO SESI):
Show de Abertura: ARRIGO BARNABÉ – CAIXA DE ÓDIO
Um dos ícones da vanguarda paulista, Arrigo Barnabé mostra o elogiado show que foi lançado em DVD pelo Canal Brasil, “Caixa de Ódio”, dedicado às canções de Lupicínio Rodrigues e explora um repertório cheio de “raiva, angústia e revolta”, sempre presentes na obra do compositor gaúcho.Paulo Braga (piano) e Sérgio Espíndola (violão e voz) o acompanharão em músicas como “Aves daninhas”, “Cadeira vazia” e “A rainha do show”, entre outras.
QUARTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO
10h às 12:30 (SALA 1): STREAMING NO BRASIL – TENDÊNCIAS
Uma análise sobre as tendências das plataformas de streaming no Brasil, atualmente assunto de intensa discussão entre empresas, editoras de música e artistas.
Participantes: Sandra Gama (iMúsica, primeiro distribuidor de música digital brasileiro), Paulo Rosa (presidente da Pró Música, ex Associação Brasileira de Produtores de Discos), Maria Rita Neiva (FAS Advogados, especialista em direito autoral e plataformas digitais), Glória Braga (ECAD). Mediação: Marcelo Goyanes(integrante da Comissão de Propriedade Industrial da OAB/RJ)
14h às 15h30 (SALA 1): ARQUITETURA MUSICAL DE TRILHAS PARA GAMES
Profissionais apresentam como funciona a produção de trilhas sonoras para games, um mercado em franca ebulição
Participantes: Arthur Protásio (fundador da Fableware, premiada produtora especializada em desenvolver histórias para projetos multiplataforma e transmídia) e Betina Calmon (compositora e sound designer).
Mediação: Daniela Colla (advogada).
14h às 15h30 (SALA 2): ABMI e MERLIN
Encontro exclusivo entre associados da ABMI e a Merlin, maior agência de direitos digitais independentes de mundo.
14h às 15h30 (SALA 3) – CLÍNICA JURÍDICA | ESCRITÓRIO CULTURAL
Atendimento gratuito para os participantes da conferência realizado por Fernanda Freitas e Glaucia Oxman, advogadas especializados em direito autoral.
Observação: é necessário agendamento prévio pelo e-mail marcelo@escritoriocultural.com.br
16h às 17h (SALA 1):
DETAILS – SOLUÇÃO DE GESTÃO PARA INDEPENDENTES
Stephan Romback, integrante da Details, fala sobre a empresa que é plataforma para administração digital de pagamentos, royalties, emissão de relatórios, streaming, download e vendas físicas
16h às 17h – (SALA 2) – CARTÃO BNDES
Miquelina Nicolini (BNDES) apresenta as funcionalidades do Cartão BNDES voltado especialmente para produtores independentes, incluindo a produção de CDs e DVDs em fábricas no Brasil com juros abaixo do mercado.
17h às 18h (SALA 1): SPOTIFY APRESENTA: GESTÃO DO PERFIL DO ARTISTA
Roberta Pate (Spotify) dá informações e dicas para o auto gerenciamento do perfil do artista no Spotify, maior plataforma de streaming de música em todo o mundo.
16h às 18h (SALA 3): CLÍNICA JURÍDICA | ESCRITÓRIO CULTURAL
Atendimento gratuito para os participantes da conferência realizado por Fernanda Freitas e Glaucia Oxman, advogadas especializados em direito autoral.
Observação: é necessário agendamento prévio pelo email marcelo@escritoriocultural.com.br
18h às 19h30: Happy hour – Apresentação do grupo Marco Lobo Trio
QUINTA-FEIRA, 14 de SETEMBRO
10h às 12:30 (SALA 1): O FUTURO DO STREAMING – A PERSPECTIVA INDEPENDENTE
Perspectivas dos produtores independentes a respeito do futuro do streaming.
Participantes: Charlie Phillips (representante da WIN, coalisão de associações de música independentes em todo o mundo, cuja sede fica em Londres), Jim Mahoney (integrante da Merlin, agência que representa direitos dos artistas independentes nas plataformas digitais), Bruno Vieira (diretor da Deezer no Brasil, Flavia Tendler(advogada especializada em direito autoral) e Carlos Mills (diretor da ABMI)
14h às 14h45, (SALA 1): BIG DATA NA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO
Maria Luiza Reis, integrante da Lab245, plataforma de gestão de conteúdo, fala sobre bigdata aplicada ao entretenimento.
14h45 às 15h (SALA 1): MUSO: PLATAFORMA ANTI-PIRATARIA
Charlie Phillips, da WIN (coalisão de associações de música independentes em todo o mundo, cuja sede fica em Londres) apresenta MUSO, plataforma anti-pirataria digital
16h às 16h30 (SALA 1): PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA
Prévia da edição 2018 do Prêmio Profissionais da Música, que premia, além de artistas, as áreas de produção e técnica, com participação especial de Roberto Menescal
16h30 às 18h (SALA 1): OS CAMINHOS DO RÁDIO
Profissionais discutem as mudanças pelas quais o rádio vem passando em função das plataformas digitais e seu papel atual na promoção de música.
Participantes: Leo Jaime, Ricardo Moreira (DeusaMúsica), Cláudio Macedo (da agência de comunicação Kombo) e Moska. Mediação: Fernando Mansur (radialista)
16h às 17h (SALA 2): APRESENTAÇÃO MIDEM
Marinilda Boulay, representante na Latina Latina do MIDEM, tradicional feira que acontece anualmente em Cannes, sul da França, fala sobre o evento e sua atuação no mercado independente
18h às 19h30: Happy Hour – Elisa Queirós lança o CD “Bons Ventos”
Serviço:
Rio Music Market 2017
De 12/09/2017 a 14/09/2017
Local: CRAB – Praça Tiradentes, 69 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Horário: A partir das 10h
Mais informações em http://riomusicmarket.com.br/
Inscrições pelo site https://www.sympla.com.br/rio-music-market__170594
Credencial Promocional até 06/08 R$100,00
Credencial Promocional até 31/08 R$ 120,00
Credencial Regular (a partir de 01/09) R$ 150,00
Credencial (Meia-Entrada) – Lei Federal 12.933/2013 – R$75,00
Realização: ABMI, SEBRAE, CRAB, Estrombo
Patrocínio: Spotify
Apoio: WIN, Merlin, PPM, Mills Records, Music Delivery, SESI Cultural, The Orchard, Atração Fonográfica, Tratore