É Rock na veia! Chris Dortas escolheu alguns clássicos para comemorar o dia mundial do Rock  

Foto: Edna Rocha

 

Nesta quinta (13), é comemorado o Dia Mundial do Rock. Em homenagem a data, o cantor e compositor Chris Dortasdono da música “Em meio a tudo”, que foi trilha da novela Alto Astral, da Rede Globo, escolheu sete sucessos mais emblemáticas na história do rock e explica o diferencial de cada um. Os Clássicos escolhidos foram: Bohemia Rhapsody (Queen), Paranoid (Black Sabbath), Smells like teen spirit (Nirvana), Rock and Roll (Led Zeppelin), Sweet Child O’ Mine (Guns and Roses), Linoleum (NOFX) e Chop Suey (System of a down).

A data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Rock no Brasil, o dia 13 foi escolhido em homenagem ao Live Aid de 1985, megaevento simultâneo que aconteceu em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, o objetivo era acabar com a fome na Etiópia. Phil Collins expressou o desejo de que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”.

O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros. Mas a data só é comemorada no Brasil, passou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios de São Paulo, dedicadas ao rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em sua programação.

 

Jailhouse Rock – Elvis Presley

 

Especialistas da música contestam a escolha da data, por ter sido definida de forma arbitrária e sem respaldo. Outas datas foram sugeridas e que seriam mais significativas à história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That’s All Right e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

 

Chris Dortas/ Foto: Gabriel Wickbold
 
 
Sete músicas para celebrar o Dia Mundial do Rock
 
Bohemia Rhapsody – Queen 

 

 

“É uma canção marcante, carregada de certa dramaticidade, e inovadora. Uma ópera rock com variações surpreendentes. Começa a capela e vai crescendo até chegar em um hard rock empolgante. Freddie Mercury cantando e interpretando com maestria. A música é linda e emociona todos os fãs, não somente os de rock. Certamente é um dos maiores legados do rock mundial”

 

 

Paranoid – Black Sabbath

 

 

“Um dos riffs mais conhecidos do Metal e uma banda precursora do estilo de metal mais pesado, que atravessa gerações influenciando muitas bandas. A música é contagiante e veloz. Tem grande relevância por levar um estilo mais denso para um público mais vasto.”

 

 

Smells like teen spirit – Nirvana

 

 

“A música que levou o grunge, e consequentemente o rock, para outro patamar. Possui um clima clássico do grunge, em que suaviza nos versos e explode no refrão, ela vem carregada de força e agressividade. Essa energia contagia espíritos roqueiros e não roqueiros. É uma música que já cantei no Circo Voador e percebi a sua força e intensidade, tive vontade de arrancar a roupa e ficar nu no palco, tamanha a forma que me arrebatou. Com certeza, um dos grandes hits do rock”

 

 

Rock and Roll – Led Zeppelin:

 

 

“Simples e direta, o nome já diz a que veio.  Com influência de Little Richard, além de referências e citações de outras músicas de rock na letra. Serve como uma homenagem ao estilo. Energizante, eletrizante e impactante, como o mais puro rock deve ser”

 

 

Sweet Child O’ Mine – Guns and Roses

 

 
“Um grande hit do rock, tem uma levada empolgante, hard rock e é facilmente reconhecida, logo nos primeiros segundos, por causa do famoso riff da introdução. Tem refrão chiclete e ótimos solos de guitarra que me empolgam”

 

 

Linoleum – NOFX

 

 

“Não poderia faltar um punk/hardcore e tinha que ser bem representado por uma das bandas mais zoeiras, irônicas e que mais gosto no estilo, NOFX. Linoleum tem velocidade, agressividade, energia, ironia e uma letra que traduz bem a raiz punk underground. O primeiro verso diz: “Posses nunca significaram nada pra mim”. Música perfeita para abrir uma boa roda e colocar todo o peso para fora. Um hit dos excluídos”

 

 

Chop Suey – System of a down

 

 

“Uma pancada sonora que representa bem o New Metal. É inovadora, incomum e surpreendente por sua variação rítmica e pelos vocais de Serj e Darion, com partes rápidas, gritos e trechos melódicos que emocionam de tão cativantes. Uma mistura de ingredientes que produzem um rock grandioso. Aquela porrada frenética que não deixa ninguém parado. Sempre que canto essa, em shows de bandas que faço parte, o público vai ao delírio

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_mundial_do_rock

 

https://www.facebook.com/pg/chrisdortas/about/?ref=page_internal

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *