Dicas para não descuidar do peso no inverno

Foto: Google Reutilizável

 

No próximo dia 21 começa o inverno, e com ele vem também a preocupação com a balança.  Com as temperaturas baixas você costuma sentir mais fome, o que é incentivado por restaurantes que promovem festivais de massas, sopas, vinhos, além das comidas típicas de festa junina, que costumam ser uma tentação nessa época do ano. A atleta fitness e nutricionista Ivie Rhein dá dicas para não se descuidar com o peso no inverno e aproveitar as delícias, mas de forma moderada, e sem abandonar os exercícios. 

 

 

Foto: Google Reutilizável

 

 

Os excessos muitas vezes são justificados com argumentos sem fundamento nenhum, como por exemplo, o mito de que precisamos de mais nutrientes. Na verdade, uma parte dessa vontade de ingerir mais calorias é fome mesmo, uma vez que o corpo precisa se manter aquecido para desenvolver suas funções básicas. Por isso, para manter a temperatura alta, o corpo gasta mais energia, aumentando as necessidades energéticas, e por consequência a fome, mas outra parte disso está associada à relação emocional que temos com a comida. Muitas vezes, o que se busca na comida quente e quase sempre mais calórica do inverno são aconchego e prazer.

Escolher bem os alimentos e não cair nas armadilhas que o frio traz são fatores primordiais para não se descuidar e entrar em guerra com a balança. No verão preferimos alimentos mais leves e frescos, ricos em água; já no inverno aumentamos a porção de massas, carnes, queijos e cereais, que são mais calóricos e de digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo. Além dos cuidados com a alimentação, ainda é preciso vencer a vontade de ficar mais tempo na cama nos dias mais frios. Treinar durante esse período de frio traz muitos benefícios, você só precisa se preparar para isso.

 

Dicas:

 

Ivie Rhein
Foto: Dan Ray

O que pode ganhar:

Mais saúde – quem faz exercícios tem menos infecções respiratórias. Então, se você ficar só dormindo no inverno, saiba que a imunidade vai despencar e os resfriados e as gripes podem tomar conta.

Melhor desempenho – no inverno a frequência cardíaca se mantém mais baixa, então você não fica exausto tão facilmente. Portanto, aumente seu treino.

Mais calorias queimadas – no frio o corpo precisa de mais calorias para se manter e com exercícios você queima ainda mais.

 

O que precisa:

Aquecer o corpo – no frio a tendência é contrair a musculatura para evitar a perda de calor, o que te deixa mais vulnerável a estiramentos. Então, aqueça a musculatura e as articulações antes de começar.

Se hidratar – no inverno tendemos a beber menos líquidos, e ainda perder líquido sem perceber.

Montar o guarda-roupa – o ideal é treinar com roupas de materiais sintéticos, como lycra, supplex e tactel, que aquecem sem reter líquido. As peças de algodão não evaporam o suor com facilidade e você acaba passando frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *