TV Brasil exibe especial “Caiu no Enem” nas noites de sábado (5) e domingo (6)

Professores comentam as provas do exame ao vivo no programa que oferece interação via redes sociais

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, o especial Caiu no Enem acompanha de perto o Exame Nacional do Ensino Médio, com dicas e comentários de professores ao vivo no final de semana da aplicação das provas. Com apresentação de Priscila Rangel, o programa será transmitido simultaneamente na TV BrasilRádios Nacional e MEC, e pela web no Portal EBC, no dia 5 de novembro, sábado, às 21h30, e no dia 6 de novembro, domingo, às 20 horas. Professores convidados comentam a avaliação e destacam quais foram os principais temas cobrados, as surpresas e as expectativas sobre a edição 2016 do exame.

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades.Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Neste ano, mais de 8,6 milhões de candidatos inscritos enfrentam uma maratona de dez horas de prova, com 180 questões objetivas e uma redação. As avaliações são divididas em dois dias, sendo o primeiro com 4 horas e meia de duração e o segundo, com outras 5 horas e meia. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No sábado (5), os estudantes encaram 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, que envolvem conhecimentos de física, química e biologia. Para comentar esses temas, estarão no estúdio do Caiu no Enem, em Brasília, os professores Jônatas Gonçalves e Robson Lopes.

As outras 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia e sociologia) terão como comentaristas os professores Tiago Diana, Areta Barros e Gabriel Mello. Ainda no sábado, o professor Marcelo Freire dará dicas sobre os possíveis temas de redação.

No domingo (6), o especial convida os professores Domingos Fonteneles e Gustavo Candeia, que comentam as 45 questões de matemática; e os professores Priscilla Izabela de Souza, de inglês, e Ricardo Tobé, de espanhol, para falar sobre as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

No mesmo dia, o professor Marcelo Freire volta ao estúdio para comentar a redação junto com a professora Zaira Dirani. E aproveitam para tratar das questões de Língua Portuguesa.

Uma equipe do Portal EBC vai preparar a curadoria dos tópicos relacionados à avaliação que foram mais comentados em mídias sociais ao longo do sábado e do domingo. A ideia é selecionar algumas das questões do exame que mais repercutiram na web para o debate no especial.

 

Interação nas redes sociais

Ao longo de toda a programação, os estudantes podem enviar dúvidas e comentários aos professores por meio dos perfis da EBC nas redes sociais. Pelo Facebook e pelo Twitter: @ebcnarede, com a hashtag #CaiuNoEnem.

O especial também conta com o recurso da segunda tela que permite ao espectador interagir com o conteúdo que está acompanhando. As perguntas e comentários mais interessantes irão aparecer na telinha durante o programa.

Todos os conteúdos dos veículos EBC sobre Enem podem ser vistos em uma editoria especial sobre o exame no site http://www.ebc.com.br/enem.

 

 

Boletim “Minuto Enem”

Já no boletim diário “Minuto Enem”, veiculado ao longo da programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC, são oferecidas dicas rápidas sobre os principais pontos a serem estudados e lembrados em cada disciplina e as informações mais importantes do edital.

 

 

Serviço:

Caiu no Enem

Dia 5 de novembro, às 21h30

Dia 6 de novembro, às 20h00

Na TV Brasil, nas Rádios Nacional e MEC, nas redes sociais (@ebcnarede)

No Portal EBC: http://www.ebc.com.br/enem

Aplicativo “Questões Enem”: http://questoesenem.ebc.com.br/

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: