Tatuadores, através da arte, auxiliam muitas mulheres na redescoberta da autoestima

O câncer ataca de forma emocional a mulher e toda sua família. O trabalho dos tatuadores desses dois estúdios de tatuagem mexe não só com a vaidade feminina, mas também resgata a autoestima e trazem de volta a feminilidade

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o ministério de saúde, a cada ano aparecem 25% de novos casos, somente em 2013, morreram 14.388 pessoas em decorrência desse tipo de câncer. A estimativa para 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de que 57.960 novos casos sejam notificados. Existem pacientes que descobrem o tumor a tempo de um tratamento e acaba conseguindo uma sobrevida importante através da quimioterapia, radioterapia e também através da mastectomia. Esta última mutila não só o corpo, mas a alma de muitas mulheres, fazendo com que entrem em depressão profunda depois do processo.

Na cidade do Rio de Janeiro, dois estúdios de tatuagem estão devolvendo o sorriso ao rosto dessas mulheres. O Le Grand Burlesque Tatouage, Localizado em Copacabana, na Zona Sul, reserva um dia durante o outubro rosa, mês de alerta para a saúde feminina, para reconstruir mamilos ou cobrir as cicatrizes. Já no Leblon esse tipo de trabalho é feito durante todo o ano, e também de orma gratuita, pelo tatuador Roberto Santos, no estúdio BetoTattoo Leblon.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Beto é tatuador há 12 anos, redesenha mamilos há cinco e já atendeu mais de 400 mulheres que ele, carinhosamente chama de “guerreiras”. Ele se colocou no lugar da pessoa e imaginou que poderia ser a sua própria mãe. “Uma pessoa com falha na aréola foi quem me fez tomar conhecimento do que eu poderia fazer por essas mulheres”.  Tratamentos de quimio e radioterapia e a demora de quase dois anos para realização do enxerto causam angústia a essas mulheres.  “Eu realizo o meu em 30 minutos.”, ressalta Beto.

Em seu estúdio o artista acaba se deparando com muitas histórias de como esse procedimento pode mudar a vida de suas clientes. Ele conta que uma dessas guerreiras estava triste há muito tempo, pois foi abandonada por seu marido por conta da doença. Após o abandono se tornou reclusa não saia de casa para namorar ou encontrar amigos para se divertir. Ela decidiu lutar com garra e fé contra esse sentimento, resolveu redesenhar o mamilo e aréola, e desde então a vida tomou um colorido diferente. “Dois meses se passaram ela me visitou e com um sorriso enorme, me abraçou e disse que estava namorando e que ia viajar. Choramos juntos!”, complementa emocionado.

Sandra Romano
Sandra Romano

Outro caso de superação é de Sandra Romano, 41 anos.  Ela descobriu o câncer com 35 anos, no ano de 2010. Ela conta que foi diagnosticada em fevereiro e em março fez a cirurgia para retirada da mama. “Me sinto abençoada por não ter precisado de quimio ou radioterapia”. Ela conta que conheceu o trabalho de Beto através das redes sociais e que já estava pesquisando sobre o assunto há algum tempo, mas o valor estava fora de suas possibilidades, cerca de 200,00 reais por mamilo e aureola. Ainda explica a diferença que fez em sua vida de ter sua auréola e mamilos redesenhados, pois antes sentia que faltava um pedaço em seu corpo. “Tinha muita vergonha de trocar de roupa na frente de outras mulheres e depois da realização do procedimento, minha autoestima voltou”, complementa.

Beto diz que para conseguir fazer a sua tatuagem de forma gratuita, o caminho é longo, mas não é não é impossível. A mulher que estiver interessada em mais informações sobre o procedimento, precisa entrar acessas suas redes sociais, onde irão encontrar os telefones, e-mails e endereços do estúdio. Existe uma fila de espera e não há um pré-requisito para conseguir uma sessão.  “O necessário é que o seu médico a libere para esse procedimento”, acrescenta.

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: