“Museu Itinerante Se Prepara Brasil”, promovido pelo grupo Bradesco Seguros, retorna nos jogos Paralímpicos

Exposição sobre rodas voltará a abrir as portas nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha, a partir de 7 de setembro.  Peças cedidas pelo COI, COB e Comitê dos Jogos Rio 2016 fazem parte do acervo

  

  

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A emoção percorreu mais de 30 mil quilômetros e se estendeu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Sucesso de público em todo o país, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil registrou cerca de 200 mil visitantes desde seu lançamento, no final de abril. Promovida pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, a exposição sobre rodas, montada em duas carretas adaptadas, percorreu 44 cidades antes de desembarcar na Cidade Maravilhosa, onde ficou exposta durante os Jogos Olímpicos e foi vista por mais de 65 mil pessoas nos Bulevares Porto Maravilha e Parque Madureira. Após uma breve pausa, o projeto voltará a receber visitantes ao longo dos Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro, nos mesmos locais, sempre das 12h às 21h. Com entrada franca, o Museu é acessível a pessoas com deficiência, oferecendo elevador e guia em braile.

Com mais de cem peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares, o Museu iniciou seu trajeto no dia 30 de abril nas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO).

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos. 

De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil —, um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.

Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

 

  

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: