Museu do Amanhã promove discussão sobre o clima nas cidades

“Papos Quentes: Cidades e Clima” é a terceira edição da série de debates em preparação para a COP30  

 

Foto: Edna Rocha

O Museu do Amanhã continua esquentando os debates acerca das emergências climáticas. Na terceira edição do Papos Quentes, a temática é “Cidades e Clima”. O bate papo, mediado por Giovanna Nader (apresentadora do podcast “O Tempo Virou”), acontece no dia 25 de setembro, às 16h, na Arena Esquenta COP, localizada no átrio do museu. Integram a mesa: Marie Ikemoto, Subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade; Marina Marçal, Especialista em Política Climática, Justiça Racial e de Gênero; Zé Lobo, Diretor executivo no Transporte Ativo e consultor em mobilidade sustentável; e Daniela Mignani, Diretora Executiva de Gestão Corporativa no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Desta vez, o encontro estará voltado ao papel das cidades no combate à crise climática. Serão encorajadas discussões sobre como construir cidades mais resilientes e preparadas para os desafios socioambientais e climáticos, com foco na descarbonização do transporte e na transição para uma mobilidade urbana sustentável. O objetivo é refletir sobre como tornar o uso dos espaços urbanos mais eficiente, inclusivo e ambientalmente responsável.

Parte da Ocupação Esquenta COP, Papos Quentes oferece, por duas horas, informação especializada acerca dos temas que estarão em pauta na COP30, em Belém. É gratuito e aberto a todos os interessados, com foco em estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, além de professores, pesquisadores, ambientalistas, ativistas e profissionais das áreas ambiental e climática.

 

Serviço:

Evento: Papos Quentes – “Cidades e Clima”

Data: 25/09 – quinta-feira

Horário: 16h

Local: Arena Esquenta COP – Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro)

Informações: site oficial do Museu do Amanhã

Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — idg. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, Shell, Instituto Cultural Vale e Motiva como mantenedores e uma rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico, copatrocínio da Águas do Rio, apoio da Bloomberg, B3, Rede D’Or, White Martins, EGTC, Renner, Granado, TechnipFMC, EMS e Sulamérica. Através da Lei de Incentivo Municipal tem o apoio da Accenture e Fitch Ratings e conta com a parceria de mídia da Rádio Mix, NovaParadiso, Revista Piauí e Canal Curta ON.

 

Sobre o idg

Há mais de 20 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências.
Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementou e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inaugurará o Museu das Amazônias, em Belém.

 

 

 

Por Divulgação Museu do Amanhã

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *