Megablocos de rua do RJ: confira o guia completo com a programação no Circuito Preta Gil
Carnaval de rua tem bloco para todos os gostos: dos tradicionais Cordão da Bola Preta, Cordão do Boitatá aos trios com grandes nomes como Anitta, Ludmilla, Lexa e Léo Santana

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro contará com 10 megablocos em 2026 no Circuito Preta Gil, no Centro da cidade. A programação dos maiores blocos do Carnaval começa no dia 24 de janeiro, com o Chá da Alice, e segue até 22 de fevereiro, quando o tradicional Monobloco encerra oficialmente a folia carioca, arrastando milhares de foliões.
Este ano, o Cordão do Boitatá celebra 30 anos e o cortejo volta para a região da Rua Primeiro de Março, Centro. Com mais de 250 músicos tocando sem carro de som e quase 400 integrantes com suas alas de estandartes, pernas de pau e baianas, o Boitatá é o único grupo dos megablocos que não faz uso de trio elétrico.

Durante o cortejo, os músicos cantam gêneros da música brasileira como samba, marchas, afoxés, frevos e os foliões fazem coro. Arranjos originais de Moacir Santos, Villa-Lobos, Pixinguinha, Maestro Duda, Braguinha e outros criados especialmente para a orquestra também são apresentados do Boitatá, patrimônio Cultural Imaterial do Rio.
A expectativa é de que cada megabloco reúna um público estimado entre 50 mil e 700 mil pessoas, consolidando os desfiles como um dos principais atrativos do calendário turístico do Rio de Janeiro durante o verão.
“Os megablocos têm um papel importante no Carnaval de Rua. Eles reúnem um número muito expressivo de foliões e ampliam o acesso do público à festa na cidade. Justamente por isso, exigem uma operação robusta e integrada, que a Prefeitura coordena, com a articulação da Riotur e outros órgãos, para garantir organização, segurança e serviços ao público”, afirma o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Entre os destaques da programação estão ainda Cordão da Bola Preta, Bloco da Favorita, e apresentações de artistas renomados como Anitta, Ludmilla e Lexa, que prometem arrastar verdadeiras multidões com seus sucessos, enquanto Léo Santana leva o suingue da Bahia ao Centro do Rio com o Bloco da Gold.
“O Fervo da Lud é a realização de um sonho e um grande orgulho para mim. Estar à frente de um dos maiores blocos do Carnaval carioca é uma conquista que celebro todos os anos”, afirma Ludmilla. A cantora destaca que o bloco é um espaço de celebração da diversidade, da liberdade e da alegria do Carnaval de rua, reunindo pessoas para cantar, dançar e ocupar a cidade juntas.
Recorde de público nos anos anteriores, Léo Santana promete repetir o sucesso de puxar um trio na Cidade Maravilhosa e arrastar uma multidão ao som dos maiores sucessos da sua carreira.
“Estou preparando um show super especial para a minha 3a edição no pré carnaval de rua do Rio. Nós vamos sacudir os cariocas e turistas do Brasil e do mundo misturando um pouco do repertório do DVD LS 20 anos, onde trago medleys de sucessos da minha carreira e canções atuais de todos os gêneros na pegada e na suingueira da batida especial do GG”, disse Léo.
A programação completa pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial https://www.carnavalderua.rio/ garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.
Circuito Preta Gil
O Circuito Preta Gil foi batizado em 2024 em homenagem à cantora, que liderou por anos um megabloco no Centro da cidade e se tornou símbolo da diversidade, alegria e da força do Carnaval de Rua carioca. O circuito concentra os principais desfiles de grande porte na região da Rua Primeiro de Março.
Programação dos megablocos no Circuito Preta Gil
(Rua Primeiro de Março – Centro do Rio)
24/01 – Chá da Alice
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 50 mil
s
25/01 – Bloco da Lexa
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 50 mil
s
31/01 – Bloco da Gold (Léo Santana)
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 150 mil
s
01/02 – SeráQAbre?
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 150 mil
s
07/02 – Bloco da Favorita
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 50 mil
s
08/02 – Cordão do Boitatá
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 50 mil
s
14/02 – Cordão da Bola Preta
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 700 mil
s
17/02 – Fervo da Lud (Ludmilla)
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 600 mil
s
21/02 – Bloco da Anitta
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 100 mil
s
22/02 – Monobloco
Público estimado: 80 mil