Mangaratiba sedia 2ª edição do seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes”
O município de Mangaratiba receberá, no dia 15 de outubro, a segunda edição do seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes”, que propõe o debate sobre soluções concretas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas no Brasil. O encontro será realizado no Portobello Resort & Safari, das 9h às 12h30, reunindo autoridades, pesquisadores, técnicos e representantes da sociedade civil.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, pelo site focanaestrategia.com/seminario.
Após o sucesso da edição inaugural, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o evento inicia agora uma jornada pelas regiões hidrográficas do estado, levando a cada território um espaço de reflexão e aprendizado. Mangaratiba foi escolhida por integrar a Região Hidrográfica I – Baía da Ilha Grande, onde municípios enfrentam desafios como enchentes, deslizamentos, ocupação costeira e a preservação de ecossistemas marinhos e florestais.
Entre os nomes confirmados para a abertura estão o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; o presidente do INEA, Renato Jordão; e os prefeitos Luiz Cláudio Ribeiro (Mangaratiba), Cláudio Ferreti (Angra dos Reis), Zezé Porto (Paraty) e Reinaldo Alves Moreira Filho (São Sebastião/SP), que compartilhará experiências vividas após a tragédia climática que atingiu seu município em 2023.
“As mudanças climáticas já são uma realidade. É a lama que desce, a chuva que corre, a inundação que entra na casa das pessoas. Quando não leva vidas, leva histórias. Precisamos criar uma cultura permanente de prevenção e resiliência no Rio de Janeiro”, afirma Bernardo Rossi.
O seminário também contará com representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baía da Ilha Grande, do Comitê Guandu-RJ e das Defesas Civis de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e São Sebastião.
Programação
08h00 – Credenciamento
09h00 – Abertura oficial
Com Bernardo Rossi (SEAS-RJ), Luiz Cláudio Ribeiro (Mangaratiba), Cláudio Ferreti (Angra dos Reis), Zezé Porto (Paraty), Reinaldo Moreira Filho (São Sebastião/SP) e Renato Jordão (INEA).
09h30 – Painel “Políticas Públicas em Execução no Estado do Rio de Janeiro”
Com Bernardo Rossi (SEAS-RJ).
10h00 – Painel “O que Aprendemos?” – Ações Corretivas e Preventivas após Desastres
Com prefeitos de São Sebastião, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
10h30 – Painel “Cidades Resilientes e a Gestão de Riscos”
Com Natacha Kede (Mangaratiba), Joanna Martins (Comitê Baía da Ilha Grande), Elton Abel (Comitê Guandu-RJ), Ana Asti e Silvia Ikemoto (SEAS-RJ).
11h30 – Painel “Gestão de Riscos de Desastres” – Atuação das Defesas Civis
Com Coronel Kempers (SEAS-RJ), Paulo Escarani (Mangaratiba), Ricardo Santos (São Sebastião/SP), Fábio Pires (Angra dos Reis) e Sidney de Oliveira (Paraty).
12h30 – Almoço de Encerramento
O seminário é voltado a gestores públicos, lideranças da sociedade civil, estudantes e pesquisadores, e tem organização do consultor Orlando Thomé.
Serviço
Evento: Seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes” – 2ª edição
Data: 15 de outubro de 2025
Horário: 8h às 12h30
Local: Portobello Resort & Safari – Rodovia Rio-Santos, km 434, Mangaratiba (RJ)
Inscrições: focanaestrategia.com/seminario
Vagas limitadas