Festival Clássicos do Brasil celebra álbuns icônicos da música nacional na Marina da Glória

Entre os dias 11 e 19 de outubro, o Rio de Janeiro será palco do Festival Clássicos do Brasil, evento que convida o público a reviver discos que marcaram gerações e moldaram a história da música nacional. Realizado na Marina da Glória, o festival é idealizado e produzido pela PECK, com apresentação da Petrobras e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação reúne grandes obras e artistas consagrados, que revisitariam seus álbuns históricos ou apresentarão releituras inéditas. Entre os destaques estão Olho de Peixe (Lenine e Suzano), À Procura da Batida Perfeita (Marcelo D2), Da Lama ao Caos (Nação Zumbi), Sobre Todas as Forças (Cidade Negra), O Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo), Acústico 25 anos (Capital Inicial), O Concreto Já Rachou (Plebe Rude), Acústico Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinger) e Ira! – Acústico 20 anos.

O público também poderá conferir interpretações especiais, como A Tábua de Esmeralda, obra-prima de Jorge Ben Jor, apresentada pelo Los Sebosos Postizos, além do espetáculo Xande canta Caetano, inspirado no álbum de Xande de Pilares em tributo a Caetano Veloso.

Uma das noites será inteiramente dedicada ao reggae, reunindo nomes emblemáticos como Edson Gomes, Armandinho, Ponto de Equilíbrio e Maneva, em um tributo à sonoridade que atravessa gerações e segue influenciando artistas em todo o país.

“O festival nasce da admiração por discos — obras completas, com começo, meio e fim, nas quais cada faixa tem um papel essencial. É uma celebração da música brasileira em sua forma mais autêntica”, explica Peck Mecenas, diretor da PECK e idealizador do projeto. “Nesta edição, revisitamos álbuns que marcaram gerações e encerramos com uma homenagem ao reggae nacional, em uma curadoria feita com afeto e respeito à nossa história musical”, completa.

O Festival Clássicos do Brasil conta ainda com patrocínios da Vivo, Amstel, Estácio + Instituto Yduqs e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Os ingressos estão à venda no site classicosdobrasilfestival.com.br, com valores a partir de R$120. A virada para o quarto lote ocorre no dia 8 de outubro.

Sobre o Clássicos do Brasil

Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska, Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.

A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy, três artistas da nova geração, apresentaram tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, respectivamente.

Marcelo D2 é atração do primeiro dia de festival na Marina da Glória – Foto: Divulgação

Em abril de 2025, o Recife recebeu o Clássicos do Brasil pela primeira vez com shows de SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Alcione, Maria Rita, Diogo Nogueira, Raimundos, Marcelo Falcão, Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. Grupos regionais como o Maracatu Cambinda Brasileira, o maracatu rural de baque-solto mais antigo do país (com 107 anos), a Orquestra Frevo do Babá, a Cia Mariângela Valença e o Maracatu Nação Pernambuco se apresentaram diariamente em um rico intercâmbio cultural.

Programação completa:

Sábado, 11 de outubro:

Nação Zumbi – “Da Lama Ao Caos”

Cidade Negra – “Sobre Todas as Forças”

Gabriel O Pensador – “Quebra-Cabeça”

Marcelo D2 – “A Procura da Batida Perfeita”

Domingo, 12 de outubro:

Xande de Pilares canta Caetano Veloso

O Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo)

Lenine & Marcos Suzano – “Olho de Peixe”

Los Sebosos Postizos – “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor

 

Sábado, 18 de outubro:

Capital Inicial – “Acústico MTV”

Ira! – “Acústico 20 anos”

Humberto Gessinger – “Acústico Engenheiros do Hawaii”

Plebe Rude – “O Concreto já Rachou”

Domingo, 19 de outubro (Noite do Reggae):

Armandinho

Maneva

Edson Gomes

Ponto de Equilíbrio

 

Serviço

Festival Clássicos do Brasil

Datas: 11 a 19 de outubro de 2025

Local: Marina da Glória, Rio de Janeiro

 

Via: PECK Produções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *