‘Couture’, com Angelina Jolie, tem pré-estreia no Festival do Rio
Longa está entre os dez filmes que a Synapse Distribution traz à edição 2025 do mais badalado evento brasileiro de cinema
‘Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria’, com Rose Byrne, também é grande aposta da distribuidora

A Synapse, selo de distribuição da SOFA DGTL, terá dez títulos internacionais no Festival do Rio 2025, que ocorre de 2 a 12 de outubro. O mais badalado evento brasileiro de cinema se torna a vitrine ideal para obras inéditas no país que se destacaram nos mais prestigiosos festivais cinematográficos do mundo, como os de Sundance, nos EUA, Toronto, no Canadá, Cannes, na França, Berlim, na Alemanha e Veneza, na Itália.
“Nosso line-up deste ano está entre os mais fortes da história da Synapse Distribution. Estamos fazendo aquisições desde o Festival de Berlim, no início do ano, e agora reunimos um conjunto que vai de filmes americanos premiados, com chance real de Oscar como ‘If I Had Legs I’d Kick You’, passando por produções francesas com grandes talentos como Isabelle Huppert, até obras mais ousadas e nichadas, como uma animação queer para adultos. É essa mistura que traduz bem a nossa curadoria: diversidade, qualidade e ousadia”, comemora João Worcman, CCO da SOFA DGTL.
“Couture”, novo longa de Angelina Jolie que teve sua première mundial no Festival de Toronto, em setembro, é um dos destaques da programação do Festival do Rio 2025, na mostra Panorama Mundial. Com direção e roteiro de Alice Winocour, a história é ambientada durante a agitação da Paris Fashion Week, quando as vidas de três mulheres se cruzam inesperadamente: Maxine (Jolie), uma cineasta americana que descobre que tem câncer de mama; Ada (Anyier Anei), um novo rosto no mundo da moda, que foge de um futuro predeterminado na sua terra natal, o Sudão do Sul; e Angèle (Ella Rumpf), uma maquiadora que trabalha nos bastidores das passarelas.

O drama que rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz para Rose Byrne no Festival de Berlim, também terá sessões na mostra Panorama Mundial. “Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria” (“If I Had Legs I’d Kick You”), dirigido por Mary Bronstein, participou ainda da seleção oficial dos festivais de Sundance e Toronto. Conta a história de Linda (Rose), uma mulher à beira de um colapso que precisa lidar com a doença da filha, um marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma relação cada vez mais absurda com seu terapeuta (Conan O’Brian).
Entre os títulos adquiridos pela Synapse, há mais dois filmes que iniciaram sua carreira internacional no Festival de Berlim e saíram premiados. “A Sapatona Galáctica” (“Lesbian Space Princess”) é uma animação australiana com temática LGBTQIAPN+ e vencedora do Teddy de melhor filme queer que será exibida na mostra Midnight Movies. Dirigida por Emma Hough Hobbs e Leela Varghese, conta a história de uma princesa lésbica espacial que parte em uma missão no universo gayláctico para resgatar sua ex-namorada das garras dos Aliens Hétero-Normativos. Já “Pequenos Segredos”, de Urška Djukić, arrematou o prêmio do júri FIPRESCI na seção Perspectives. Acompanha a jovem Lucia, que vive o despertar de desejos inesperados que desafiam a sua fé no retiro do coral de sua escola católica.
Também estão na maratona cinematográfica carioca três obras que tiveram sua estreia mundial no Festival de Cannes. A coprodução franco-belga “A Vida Secreta de Kika”, do diretor Alexe Poukine, foi exibida na Semana da Crítica, mostra paralela dedicada a jovens talentos. Na trama, Kika (Manon Clavel) está grávida de seu segundo filho e precisa manter-se forte e ganhar dinheiro rápido após a morte repentina do seu parceiro. Já “Um Dia de Sorte em Nova York”, do diretor Lloyd Lee Choi, integrou a Quinzena dos Realizadores e acompanha um entregador de Nova York cujo mundo vira de cabeça para baixo quando ele perde a sua única fonte de rendimento. Os dois longas fazem parte da mostra Expectativas, no Festival do Rio. Já “A Mulher Mais Rica do Mundo”, de Thierry Klifa, que completa a lista de Cannes, terá sessões na Mostra Panorama Mundial. Na produção estrelada por Isabelle Huppert, um presente milionário de uma mulher de noventa anos para um jovem artista gera um escândalo.
O docudrama “A Voz de Hind Rajab”, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza, e obra escolhida para representar a Tunísia na disputa por uma indicação ao Oscar, também está na mostra Panorama Mundial. Escrito e dirigido pela cineasta Kaouther Ben Hania, o filme acompanha a agonizante tentativa de voluntários da Cruz Vermelha de resgatar Hind Rajab, uma menina de 6 anos que se vê sozinha, presa dentro de um carro, no meio do fogo cruzado em noite de conflito na Faixa de Gaza. Em “Reconstrução”, drama dirigido por Max Walker-Silverman, Josh O’Connor dá vida a um cowboy solitário que tenta se reconectar com sua filha e ex-mulher, após perder sua fazenda em um incêndio. O longa participou da seleção oficial do Festival de Sundance e foi selecionado para a mostra Expectativas.
E a lista se completa com a comédia americana “Conselhos de um Serial Killer Aposentado”, dirigida por Tolga Karaçelik, com sessões da mostra Midnight Movies. Steve Buscemi interpreta Kollmick, um serial killer aposentado que é confundido com um terapeuta conjugal enquanto presta consultoria para o novo livro de Keane (John Magaro), um autor em crise criativa (John Magaro). A história se complica quando a esposa do escritor (Britt Lower) começa a desconfiar que ela pode ser um alvo. O filme já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: 16 de outubro.
Sobre a Synapse Distribution
A Synapse, selo de exibição da SOFA DGTL, licencia uma média de 20 filmes por ano. Em 2025 já lançou nos cinemas ‘Sem Chão – No Other Land’, vencedor do Oscar de melhor documentário e ‘Vermiglio’, vencedor de mais do Leão de Prata em Veneza. Também já lançou nos cinemas ‘Love Lies Bleeding – O Amor Sangra’, com Kristen Stewart, ‘As Vezes Quero Sumir’, com Daisy Ridley e o último filme do diretor Ken Loach, ‘O Último Pub’.
Sobre a SOFA DGTL
A SOFA DGTL é uma agregadora de conteúdo premium que tem como missão conectar histórias a pessoas, ajudando o consumidor a encontrar o conteúdo certo para o seu perfil. Por meio do serviço de recomendação, Filmelier.com, com mais 17 milhões de usuários em 2024, a SOFA DGTL obtém amplo conhecimento da audiência e consegue definir a melhor estratégia para aquisição e monetização de filmes. A empresa comercializa o melhor do cinema em mais de 30 plataformas na América Latina nas modalidades Transacional – TVOD (aluguel e compra), Assinatura –SVOD e por Publicidade – AVOD, com mais de 400 milhões de horas assistidas nesse segmento em 2024.
Confira a lista completa de filmes e suas respectivas mostras no Festival do Rio:
“Couture” – Mostra Panorama Mundial
Direção e roteiro: Alice Winocour
Elenco: Angelina Jolie, Ella Rumpf, Anyier Anei, Louis Garrel
Sinopse:
A cineasta americana Maxine vem a Paris para a Fashion Week em uma jornada de vida ou morte na qual ela enfrenta desafios e autodescoberta.
“Conselhos de um Serial Killer Aposentado” (“Psycho Therapy: The Shallow Tale of a Writer Who Decided to Write About a Serial Killer – Mostra Midnight Movies”)
Direção: Tolga Karaçelik
Elenco: Britt Lower, Steve Buscemi, John Magaro, Sydney Cole Alexander
Sinopse:
Um escritor em crise criativa faz amizade com um serial killer aposentado, que vira terapeuta conjugal e consultor para um novo livro. Mas a esposa começa a desconfiar que ela pode ser um alvo. Uma comédia ácida e irreverente.”
“Reconstrução” (“Rebuilding”) – Mostra Expectativas
Direção: Max Walker-Silverman
Elenco: Josh O’Connor, Lily LaTorre, Meghann Fahy, Kali Reis.
Sinopse:
Sundance 2025. Após perder sua fazenda em um incêndio, um cowboy solitário (Josh O’Connor) busca refúgio em um acampamento provisório. Enquanto tenta se reconectar com sua filha e ex-mulher, encontra esperança na comunidade de vizinhos que também tentam reconstruir suas vidas.
“Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria” (“If I Had Legs I’d Kick You”) – Mostra Panorama Mundial
Direção: Mary Bronstein
Elenco: Rose Byrne, A$AP Rocky, Conan O’Brien, Danielle Macdonald
Sinopse:
À beira de um colapso, Linda (Rose Byrne) precisa lidar com a doença grave da filha, o marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma relação cada vez mais absurda com seu terapeuta (Conan O’Brian). Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim.
“A Sapatona Galática” (“Lesbian Space Princess”) – Mostra Midnight Movies
Direção: Emma Hough Hobbs & Leela Varghese
Elenco (Vozes): Shabana Azeez, Mark Samual Bonanno & Gemma Chua-Tran
Sinopse:
A princesa lésbica espacial parte em uma missão no universo gayláctico para resgatar sua ex-namorada das garras dos Aliens Hétero-Normativos. Com uma nave cancelada e uma amiga cantora pop, ela descobre que o verdadeiro poder vem de dentro.
“Pequenos Pecados” (“Little Trouble Girls”) – Mostra Expectativas
Direção: Urška Djukić
Roteiro: Urška Djukić, Maria Bohr
Sinopse
Premiado no Festival de Berlim. No retiro do coral de sua escola católica, a tímida Lucia vive o despertar de desejos inesperados que desafiam a sua fé. Em um verão de descobertas e conflitos internos, ela desafia tudo o que conhece sobre si mesma e seu lugar no mundo.
“Um Dia de Sorte em Nova York” (“Lucky Lu”) – Mostra Expectativas
Direção e roteiro: Lloyd Lee Choi
Elenco: Chang Chen, Fala Chen, Carabelle e Manna Wei
Sinopse: Acompanha um entregador de Nova Iorque cujo mundo vira de cabeça para baixo quando ele perde a sua única fonte de rendimento.
“A Mulher Mais Rica do Mundo” (“La Femme Plus Riche Du Monde”)- Mostra Panorama Mundial
Direção: Thierry Klifa
Roteiro: Cédric Anger, Jacques Fieschi e Thierry Klifa
Elenco: Isabelle Huppert, Laurent Lafitte, Marina Foïs
Sinopse:
O presente milionário de uma mulher de noventa anos para um jovem artista gera um escândalo, levando sua filha a descobrir uma suposta corrupção política envolvendo um ex-presidente.
“A Vida Secreta de Kika” (“Kika”) – Mostra Expectativas
Direção: Alexe Poukine
Roteiro: Alexe Poukine, Thomas van Zuylen
Elenco: Manon Clavel, Suzanne Elbaz, Makita Samba, Thomas Coumand
Sinopse: Cannes 2025 – Semana da Crítica. Grávida e sem nenhum tostão, Kika precisa se virar. Entre calcinhas usadas, vibradores e fetiches bizarros, ela encontra um jeito improvável de seguir em frente.
“A Voz de Hind Rajab” (“The Voice of Hind Rajab”) – Mostra Panorama Mundial
Direção e roteiro: Kaouther Ben Hania
Elenco: Saja Kilani, Motaz Malhees e Clara Khoury
Sinopse: Em uma noite de terror em Gaza, o que começa como uma chamada de emergência para o departamento humanitário se transforma em uma luta desesperada pela vida de uma criança palestina de apenas 6 anos. O filme acompanha a agonizante tentativa dos voluntários da Cruz Vermelha de resgatar Hind Rajab, presa sob fogo cruzado dentro de um carro. Em permanente contato telefônico com a menina, cuja voz no filme é real, eles enfrentam o desafio de coordenar uma operação de resgate em um ambiente de violência implacável. Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri em Veneza 2025.
Por Atômica Lab