Exposição Antônio Bokel no Parque das Ruínas 

Foto: Divulgação
 
A 1ª edição do Projeto Passagem, que inaugura com a exposição “Ensaio sobre a cegueira” do artista Antonio Bokel, acontecerá no dia 16 de setembro das 14h às 18h. O período de visitação vai do dia 17 de setembro até 15 de outubro de 2017, de terça a domingo nos horários de 10h às 18h.

O Projeto Passagem possui curadoria de Gabriela Dottori e tem o intuito de promover exposições mensais sediadas nos espaços do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, mais especificamente no local da Galeria Túnel. A proposta consiste em convidar artistas a fim de consolidar uma ocupação ética e estética do local. O intuito é fazer fruir o espaço através da arte contemporânea. Trata-se de ampliar as plataformas expositivas não tradicionais pelo desejo de despertar contatos, conexões e afetos através do trânsito poético por esta passagem.

Sendo inaugurado no dia 16 de setembro, o projeto traz a exposição “Ensaio sobre a cegueira” do artista Antonio Bokel, que partindo de rudimentos achados nos ambientes que o cercam, vai se apropriando dos signos e símbolos, e segue ultrapassando-os na criação dessa quimera que é sua linguagem particular. É por meio desse “idioma” inventado que o artista vem comunicar os espaços.

A exposição é composta por uma série de fotografias e uma escultura. A conceituação das obras se deu pelo caráter profético, percebido por Bokel, no livro homônimo de José Saramago. Nas palavras da curadora, “o artista criou um registro de uma série de encontros, aparentemente randômicos, que foram se alinhavando no que tange o âmbito das invisibilidades, até então, perdidas na poluição urbana. Logo, é imprescindível tocar e ser tocado para ver”.

 

SERVIÇO

 

Projeto Passagem – 1ª edição

Exposição: Ensaio sobre a cegueira – individual do artista Antonio Bokel

Curadoria: Gabriela Dottori

Abertura: 16 de setembro, sábado, de 14h às 18h

Período expositivo: 17 de setembro até 15 de outubro de 2017, de terça a domingo de 10h às 18h

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-050

Telefones: (21) 2215-0621 / (21) 2224-3922

Visitação gratuita

Não há estacionamento no local. Campanha Santa Teresa sem carro: Seja amigo do Bairro! Utilize os transportes públicos.

Mais informações: projetopassagemnasruinas@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *